Publicada em 27/06/2011 às 12h04m – Simone Candida (simone.candida@oglobo.com.br)
RIO – O Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou, nesta segunda-feira, que o gradil dos Arcos da Lapa, no Centro do Rio, não é tombado e pode ser trocado ou suprimido sem nenhum necessidade de pedido de autorização junto ao órgão. Na sexta-feira, o turista francês Damien Charles Pierson, que viajava no estribo do bondinho, morreu ao se desequilibrar e despencar do alto dos arcos . No local onde Pierson caiu, havia um buraco no gradil, assim como em vários outros trechos do trajeto.
Na sexta-feira, a Secretaria estadual de Transportes, responsável pela operação dos bondinhos de Santa Teresa, afirmara, em nota, que o gradil tem o objetivo de evitar a queda de objetos, não tendo sido pensada para segurar um passageiro.
INSEGURANÇA SOBRE TRILHOS: Após morte de turista na Lapa, passageiros viajam em pé no bonde
VÍDEO: Delegado, morador de rua e turista falam sobre o acidente na Lapa
O Iphan informou que a única preocupação que tem com relação ao gradil é que ele não danifique os arcos e interfira o menos possível “na leitura visual do monumento” e que, “cabe aos órgãos competentes cuidar da segurança dos passageiros”. O Iphan informa que só pediu a substituição do gradil por causa da ferrugem, que estava manchando a pintura do monumento.
De acordo o Iphan, a segunda fase das obras de revitalização dos Arcos da Lapa, que incluirá a troca do gradil dos arcos, começa às 23h desta segunda-feira. O Iphan esclarece que, por exigência dos operadores do bondinho, a intervenção só pode ser feita à noite, quando o meio de transporte não está operando. Ainda de acordo com o Iphan, esta fase da restauração já estava prevista para começar nesta segunda-feira pelo cronograma de obras. Na primeira fase, os arcos foram pintados e restaurados.
Já a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Transporte informa que as obras dos arcos são de responsabilidade do Iphan e que cabe à secretaria dar apenas o apoio logístico. Na manhã desta segunda-feira, o bondinho está funcionando normalmente.
Consulado informa que família de turista não virá ao Brasil acompanhar transporte do corpo
O consulado francês no Rio informou na manhã desta segunda-feira que a família do turista já foi informada do acidente e decidiu não vir ao Brasil para repatriar o corpo do rapaz. Todas as providências para o transporte do corpo serão tomadas pelo consulado, que já iniciou o processo. Segundo representantes do consulado francês, tudo deve ser concluído em uma semana. Damien vivia na região de Paris.
Investigação pelo Crea
As condições de conservação no trajeto percorrido pelos bondes começam a ser investigadas nesta segunda-feira pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio (Crea-RJ). Segundo o presidente do órgão, Agostinho Guerreiro, uma comissão vai convocar o órgão da Secretaria estadual de Transportes responsável pela operação dos veículos.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/06/27/iphan-informa-que-troca-de-gradil-dos-arcos-da-lapa-nunca-precisou-de-autorizacao-do-orgao-de-patrimonio-924770479.asp#ixzz1QdBtbxQU
© 1996 – 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.