//
você está lendo...

Bonde

Iphan recomenda troca imediata de gradil de proteção dos Arcos da Lapa

Secretaria de Transportes também deverá rever o sistema de fixação da tela
Simone Candida – simone.candida@oglobo.com.br

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (Iphan) informou ontem que, por sua orientação, a Secretaria estadual de Transportes, vai trocar imediatamente a tela de proteção nos Arcos da Lapa, cuja corrosão vem causando manchas no monumento, que é tombado. O atual sistema estrutural de fixação da grade também será revisto. Segundo o Iphan, a secretaria deverá

apresentar ainda projeto de uma estrutura de proteção mais moderna e que não interfira na paisagem. O Iphan também recomendou a restauração da rede elétrica do sistema e dos postes de iluminação e sustentação dos cabos de energia.

O anúncio foi feito três dias depois do acidente que matou o turista francês Damien Charles Pierson, de 24 anos. A decisão foi tomada em reunião do secretário de Transportes, Júlio Lopes, com diretores do Iphan e da Companhia Estadual de Transportes e Logística  (Central), responsável pela operação dos bondes.

No encontro, o Iphan reiterou que nunca criou qualquer obstáculo à manutenção e à conservação do gradil, porque o mesmo não faz parte do bem considerado tombado. Em nota, a Secretaria de Transportes insistiu que o objetivo da grade é evitar a queda de pertences, e não de pessoas.

Sinalização alertará para perigo de viajar em pé

Foram discutidas ainda medidas para garantir a segurança dos passageiros. A Secretaria de Transportes prometeu instalar uma sinalização especial dentro dos bondes e nos pontos de embarque, alertando para o risco de viajar em pé sobre os estribos. Como não há qualquer lei que proíba o passageiro de viajar de pé, resta às autoridades apelarem para o bom senso do usuário do bondinho.

Tanto o Iphan quanto a Secretaria de Transportes são réus no processo que tramita na 20ª Câmara Cível do Rio que, conforme noticiou Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO, ordenou que a Central, que cuida dos bondinhos, recuperasse todo o sistema, inclusive o gradil sobre os arcos.

Ontem, o bondinho de Santa Teresa funcionou normalmente durante o dia. Repórteres do GLOBO flagaram um policial e um passageiro viajando de pé sobre os estribos. Segundo o Iphan, a troca do gradil só poderá ser feita à noite, quando o sistema está parado, por medida de segurança. Na primeira fase das obras, os arcos foram pintados e restaurados.