Publicada em 27/06/2011 às 20h30m
Gustavo Goulart (gus@oglobo.com.br) e Simone Candida (simone.candida@oglobo.com.br)
RIO – A Secretaria de Transportes decidiu, na noite desta segunda-feira, substituir imediatamente as telas de proteção do bondinho nos Arcos da Lapa, além de revisar o atual sistema estrutural de fixação da tela devido à sua deterioração. A decisão foi tomada após uma reunião entre o secretário Júlio Lopes com a Direção da Companhia Estadual de Transportes e Logística.
INSEGURANÇA SOBRE TRILHOS: Após morte de turista na Lapa, passageiros viajam em pé no bonde
VÍDEO: Delegado, morador de rua e turista falam sobre o acidente na Lapa
Mais cedo, o Iphan informou que o gradil dos Arcos da Lapa, no Centro do Rio, não é tombado e pode ser trocado ou suprimido sem nenhum necessidade de pedido de autorização junto ao órgão . Em nota, o órgão afirmou que nunca criou qualquer obstáculo à manutenção e conservação “desse equipamento, até porque o mesmo não faz parte do bem considerado tombado”:
“O Iphan também recomendou aos responsáveis a restauração da rede elétrica do local, bem como dos postes de iluminação e sustentação dos cabos de energia, uma vez que esses também apresentam problemas que podem causar danos ao monumento”, diz a nota.
Na sexta-feira, o turista francês Damien Charles Pierson, que viajava no estribo do bondinho, morreu ao se desequilibrar e despencar do alto dos arcos . No local onde Pierson caiu, havia um buraco no gradil, assim como em vários outros trechos do trajeto. No mesmo dia, a Secretaria estadual de Transportes, responsável pela operação dos bondinhos de Santa Teresa, afirmara, em nota, que o gradil tem o objetivo de evitar a queda de objetos, não tendo sido pensada para segurar um passageiro.
De acordo o Iphan, a segunda fase das obras de revitalização dos Arcos da Lapa, que incluirá a troca do gradil dos arcos, começa nesta segunda-feira. O Iphan esclarece que, por exigência dos operadores do bondinho, a intervenção só pode ser feita à noite, quando o meio de transporte não está operando. Ainda de acordo com o Iphan, esta fase da restauração já estava prevista para começar pelo cronograma de obras. Na primeira fase, os arcos foram pintados e restaurados.
Consulado informa que família de turista não virá ao Brasil acompanhar transporte do corpo
O consulado francês no Rio informou na manhã desta segunda-feira que a família do turista já foi informada do acidente e decidiu não vir ao Brasil para repatriar o corpo do rapaz. Todas as providências para o transporte do corpo serão tomadas pelo consulado, que já iniciou o processo. Segundo representantes do consulado francês, tudo deve ser concluído em uma semana. Damien vivia na região de Paris.
As condições de conservação no trajeto percorrido pelos bondes começaram a ser investigadas nesta segunda-feira pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio (Crea-RJ). Segundo o presidente do órgão, Agostinho Guerreiro, uma comissão vai convocar o órgão da Secretaria estadual de Transportes responsável pela operação dos veículos.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/06/27/secretaria-de-transportes-afirma-que-vai-substituir-imediatamente-telas-de-protecao-do-bondinho-nos-arcos-da-lapa-924782410.asp#ixzz1QdAOpLri