//
você está lendo...

Bonde

Secretaria de Transportes afirma que vai substituir imediatamente telas de proteção do bondinho nos Arcos da Lapa

Publicada em 27/06/2011 às 20h30m

Gustavo Goulart (gus@oglobo.com.br) e Simone Candida (simone.candida@oglobo.com.br)

RIO – A Secretaria de Transportes decidiu, na noite desta segunda-feira, substituir imediatamente as telas de proteção do bondinho nos Arcos da Lapa, além de revisar o atual sistema estrutural de fixação da tela devido à sua deterioração. A decisão foi tomada após uma reunião entre o secretário Júlio Lopes com a Direção da Companhia Estadual de Transportes e Logística.

INSEGURANÇA SOBRE TRILHOSApós morte de turista na Lapa, passageiros viajam em pé no bonde

LEIA MAISMorte de francês em bondinho na Lapa aconteceu dias antes do início de obras de restauração nos arcos

VÍDEODelegado, morador de rua e turista falam sobre o acidente na Lapa

Mais cedo, o Iphan informou que o gradil dos Arcos da Lapa, no Centro do Rio, não é tombado e pode ser trocado ou suprimido sem nenhum necessidade de pedido de autorização junto ao órgão . Em nota, o órgão afirmou que nunca criou qualquer obstáculo à manutenção e conservação “desse equipamento, até porque o mesmo não faz parte do bem considerado tombado”:

“O Iphan também recomendou aos responsáveis a restauração da rede elétrica do local, bem como dos postes de iluminação e sustentação dos cabos de energia, uma vez que esses também apresentam problemas que podem causar danos ao monumento”, diz a nota.

Na sexta-feira, o turista francês Damien Charles Pierson, que viajava no estribo do bondinho, morreu ao se desequilibrar e despencar do alto dos arcos . No local onde Pierson caiu, havia um buraco no gradil, assim como em vários outros trechos do trajeto. No mesmo dia, a Secretaria estadual de Transportes, responsável pela operação dos bondinhos de Santa Teresa, afirmara, em nota, que o gradil tem o objetivo de evitar a queda de objetos, não tendo sido pensada para segurar um passageiro.

De acordo o Iphan, a segunda fase das obras de revitalização dos Arcos da Lapa, que incluirá a troca do gradil dos arcos, começa nesta segunda-feira. O Iphan esclarece que, por exigência dos operadores do bondinho, a intervenção só pode ser feita à noite, quando o meio de transporte não está operando. Ainda de acordo com o Iphan, esta fase da restauração já estava prevista para começar pelo cronograma de obras. Na primeira fase, os arcos foram pintados e restaurados.

Consulado informa que família de turista não virá ao Brasil acompanhar transporte do corpo

O consulado francês no Rio informou na manhã desta segunda-feira que a família do turista já foi informada do acidente e decidiu não vir ao Brasil para repatriar o corpo do rapaz. Todas as providências para o transporte do corpo serão tomadas pelo consulado, que já iniciou o processo. Segundo representantes do consulado francês, tudo deve ser concluído em uma semana. Damien vivia na região de Paris.

As condições de conservação no trajeto percorrido pelos bondes começaram a ser investigadas nesta segunda-feira pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio (Crea-RJ). Segundo o presidente do órgão, Agostinho Guerreiro, uma comissão vai convocar o órgão da Secretaria estadual de Transportes responsável pela operação dos veículos.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/06/27/secretaria-de-transportes-afirma-que-vai-substituir-imediatamente-telas-de-protecao-do-bondinho-nos-arcos-da-lapa-924782410.asp#ixzz1QdAOpLri