//
você está lendo...

Clipping

Bandidos invadem hotel de luxo de Santa Teresa e roubam cerca de 30 turistas

18/07 às 08h01 Ediane Merola (ediane@oglobo.com.br), Com CBN

RIO – Trinta turistas foram assaltados, na manhã desta segunda-feira, dentro do Hotel Santa Teresa, um cinco estrelas que fica na Rua Almirante Alexandrino 660. Policiais militares do batalhão de atendimento ao turista estão no local. Quatro bandidos armados pularam o muro do hotel e renderam funcionários por volta das 6h. Em seguida, eles invadiram dez quartos e roubaram os hóspedes. Entre as vítimas estão turistas estrangeiros.
Segundo uma testemunha, que preferiu não se identificar, há a suspeita da participação de um quinto homem, que teria ficado numa parte mais alta da rua vigiando a entrada do hotel e passando informações para o grupo.
Policiais da Delegacia de Atendimento a Turistas (Deat), no Leblon, estão seguindo para o estabelecimento para ouvir as vítimas.
O Hotel Santa Teresa foi aberto em setembro de 2008, no casarão tombado da antiga Chácara dos Guimarães, de 1850. Ao todo são 44 quartos, entre eles o vencedor do prêmio de melhor suíte no Design Awards 2010, da revista “Wallpaper” : um espaço de 160 metros² com sala de estar, varanda, duas áreas de relaxamento e uma banheira. Em janeiro deste ano, a cantora Amy Winehouse ficou hospedada no hotel, transitando entre a enorme suíte, onde pediu que fosse instalada uma academia de ginástica, e a piscina.
Em seu site, o estabelecimento informa que conta com uma equipe de segurança profissional 24 horas, com um sistema de circuito interno de câmeras, e que há postos da guarda municipal e da polícia militar a menos de 100 m do hotel.
Empresários de Santa Teresa esperavam que as duas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que foram inauguradas em fevereiro deste ano, provocassem um impacto real na segurança e mudassem a imagem do bairro, estigmatizado nos últimos anos pela violência. Logo após a ocupação das comunidades, casas e apartamentos antes abandonados por ficarem situados na linha de frente da guerra entre a polícia e os traficantes começaram a ser novamente ocupados.
Em junho, dois bandidos que seriam de favelas de Santa Teresa assaltaram três turistas estrangeiros no bairro. As vítimas, um canadense, um australiano e um austríaco, moram em Nova York e estavam no Rio fazendo pesquisas para um documentário. Foram roubados uma filmadora, um projetor de cinema, telefones celulares e câmeras fotográficas.
De acordo com a delegada titular da Deat, Renata Teixeira, os bandidos estavam numa motoneta e usaram uma faca para ameaçar as vítimas.