A luta pelo bonde desceu as ladeiras de Santa Teresa para se fazer presente na invasão de ciclistas no Aterro do Flamengo para marcar o “Dia Mundial Sem Carro” (22/09). Além do tema ser intimamente ligado à causa do bondinho, nosso transporte ecológico, limpo e sustentável, havia notícia do Jornal O Globo, de que estariam presentes o Governador Sérgio Cabral e o Secretário de Transportes Júlio Lopes, o que consideramos um deboche, diante do casos nos transportes no RJ sob a gestão de ambos.
Recebemos o apoio e simpatia dos ciclistas e jornalistas presentes, e conseguimos transmitir a nossa mensagem. Estabelecendo, inclusive, uma relação muito amistosa com o Cônsul da Holanda, país que patrocinava o ato. Ele prontificou-se a vir a Santa Teresa e somar-se à luta pelo nosso bonde.
O portal G1 noticiou que “antes do início do evento, um grupo […] protestou contra o secretário estadual de Tranportes, Júlio Lopes, […] Vestidas com a camisa com o símbolo em defesa dos bondes, elas gritavam palavras de ordem contra o secretário e pediam a prisão de Lopes. O secretário não compareceu ao evento“.
É bom frisar que nossa intervenção no ato não se limitou, como afirma o G1, a gritar palavras de ordem. Mônica, Vicente, Ivone, Marly e Nilce deram as mãos e formaram uma barreira bem em frente ao primeiro pelotão das bicicletas, mostrando a todos a camiseta do bonde chorando. Infelizmente não houve quem tirasse essa foto. Agradecemos aos nossos valentes e dispostos colaboradores, que sacrificaram sua manhã de Domingo para participar dessa demonstração de amor pelo nosso bondinho.