//
você está lendo...

Bonde

SÁBADOS DE LUTA: o luto não é o fim, mas o começo da nossa luta!!!

Próximo ato: CARNAVAL CÍVICO – 4 sábados

*** Clique aqui para conhecer as marchinhas!!! ***

Do luto à luta é o nosso lema atual. Choramos, ficamos com raiva, pesarosos, e agora precisamos superar a dor e manter a luta, sem esquecer dos que se foram, mártires e heróis da nossa futura e certa vitória contra a omissão, o descaso e a corrupção que sucatearam nosso patrimônio!!!

Estamos produzindo os ensaios do “Carnaval Cívico”, para os dias 15, 22 e 29 de outubro, visando o bloco do sábado 5 de novembro, com desfile na Feira do Lavradio.

Vamos usar nossa maior arma: a cultura da música, da dança, das artes, para continuar denunciando e conclamando toda a cidade para a luta dos bondes.

SAIBA MAIS SOBRE OS “SÁBADOS DE LUTA”:

*** Agenda do Movimento: acompanhe a programação! ***

1) Justificativa das nossas ações: Na crise do sistema de bonde podemos analisar três fases, nos últimos anos:

  • 1º. Acidente com o bonde modernizado, 01 morte e a resposta do poder público nega e camufla o problema e não cumpre a sentença do MP de reforma imediata.
  • 2º. Acidente nos Arcos da Lapa, mais 01 morte e a resposta do poder público minimiza a importância de mais um acidente fatal.
  • 3º. A tragédia anunciada acontece, o maior acidente da história dos bondes. Seis mortes: a sociedade de luto, perplexa, chora e esbraveja com raiva. O poder público procura um bode expiatório, a ponto de insinuar a culpa de um herói, o Nelson da Silva, enquanto desvia o problema do seu autor, o secretário omisso e criminoso, colocando um interventor, não exonerando o Júlio Lopes, anunciando verbas, reforma em 01 ano, sem apresentar um projeto.

Agora estamos numa 4ª. fase: o poder público quer nos engambelar, criar um jeito de não nos deixar participar da gestão do problema, desqualificando nossas soluções e experiência em 30 anos de luta pelo bonde. Corremos o risco da implantação de um sistema que descaracterize o patrimônio e, pior, que haja desvio de verbas, como já ocorreu na modernização dos bondes, com super faturamento.

Por isso, precisamos manter a luta em evidência constatnte, com estratégias de mobilização e pressão sobre o governador, os deputados e os atuais gestores da CENTRAL.

2. Objetivos das nossas açôes:

  • manter a luta nas ruas, no bairro e fora dele, sensibilizando e conclamando os cariocas para defendermos juntos um patrimônio de todos nós.
  • criar estratégias de mobilização e pressão sobre o governador, os deputados e os atuais gestores da CENTRAL.
  • chamar a atenção da mídia e não deixar a luta cair no esquecimento.
  • abrir espaços de escuta dentro do poder público para as revindicações, desejos e opiniões dos moradores.

3. Estratégia atual dos Sábados de Luta

Os eventos são sempre aos sábados, no horário do acidente. Vamos tentar manter semanalmente, pensando sempre novas estratégias. As ideias e colaborações são bem-vindas.