A Diretoria da AMAST esteve em reunião com o Prefeito no dia 21/10, para tratar de diversas questões de interesse do bairro e cobrar ações efetivas e coordenadas por parte dos órgãos municipais.
A Presidente da AMAST, Elzbieta Mitikiewicz, destacou que a imagem do bairro e do bondinho foi muito explorada, sem nenhuma contrapartida por parte do poder público, e que já passou da hora de recebermos as compensações e reparar os erros cometidos.
A Diretoria sugeriu que a prefeitura aproveite as obras de recuperação de toda a via permanente de trilhos do bonde, para realizar com menor custo e de forma integrada com o Estado/CENTRAL as obras de recuperação e modernização da rede elétrica, iluminação, racionalização e padronização de postes, dentre outras providências urbanísticas.
Solicitamos, ainda, providências quanto ao desmatamento de encostas, ocupações irregulares e providências quanto à péssima qualidade do serviço prestado pela TRANSURB no bairro. Da reunião, conquistamos compromissos do Prefeito Eduardo Paes quanto aos seguintes pontos:
- Infra-estrutura: será “desenterrado” um projeto do Rio Cidade já existente para Santa Teresa, que deverá ser discutido e ajustado segundo as particularidades do bairro, às necessidades de preservação histórica e ambiental e à legislação da APA.
- Fiscalização do desmatamento e ocupações: prefeito providenciará junto ao Secretário de Ordem Pública, Alex Costa, uma reunião conosco para tratar dessa questão. Frisamos que esses problemas não podem ser tratados no “varejo”, e que demandam ações proativas e coordenadas dos órgãos responsáveis.
- Hospital 4º Centenário: A Prefeitura comprou o edifício do Hospital Quarto Centenário, que vai virar moradia para os policiais que vão trabalhar nas UPPs. O Secretário de Segurança Pública vai tomar as providências para a ocupação do imóvel.
- Ônibus: será marcada uma reunião com o Secretário Municipal de Transportes Alexandre Sansão, e a Presidente da CET-RIO, Cláudia Secin, onde esperamos tratar dos problemas dos ônibus noturnos, alta velocidade e conhecer o plano de operação dos 6 ônibus que vão circular por R$ 0,60 enquanto os bondes não retornarem.
- Bondes: o Prefeito disse que o projeto de municipalização está sendo discutido com o Governador, pois a Prefeitura quer receber a Central saneada, já que seu passivo é grande. Disse que não tem posição sobre a privatização e aceitou a proposta da AMAST de criar um Conselho Gestor do Bonde com a participação dos moradores. Mas o Prefeito disse que não abre mão de uma diretoria para executar a gestão e assumir as responsabilidades.
A reunião foi viabilizada pela Deputada Jandira Feghali, que se comprometeu a atuar no encaminhamento das reuniões que ficaram combinadas pelo Prefeito. Veja outras considerações sobre a reunião no site da Deputada.