//
você está lendo...

Bonde

Santa Teresa perde o bonde da folia

This is the default text

O GLOBO, 20.01.2012, Rio, p. 15 – Blocos do bairro farão homenagens e lembrarão meio de transporte

A ausência do bondinho de Santa Teresa será sentida neste carnaval por tradicionais blocos do bairro. Além de homenagens, protestos e pedidos pela volta do meio de transporte, haverá mudanças nos desfiles por causa da suspensão do serviço desde o acidente ocorrido em agosto do ano passado ? seis pessoas morreram e 57 ficaram feridas.
O Bloco das Carmelitas, que sempre teve o bondinho em suas roupas e adereços, terá agora na camiseta dos integrantes da bateria uma homenagem ao motorneiro morto no acidente, Nelson Correa, com a frase “Valeu, Nelson”. Já as camisetas do bloco que são vendidas aos demais foliões mostrarão um desenho com um morador do bairro no meio dos trilhos, sem o bondinho.
Não queremos fazer uma marcha fúnebre, porque carnaval é alegria. Queremos lembrar a ausência do bonde, que é muito mais do que um meio de transporte para Santa Teresa. Faz parte da identidade e da cultura do bairro ? afirma Alvanísio Damasceno, presidente do Carmelitas.
Além das camisetas, o bloco promoverá uma oficina gratuita para produção de fantasias de bondinho de Santa Teresa. As aulas acontecerão no Parque da Ruínas, às terças, quintas e sábados, das 14h às 19h, de 1º a 16 de fevereiro.
Já compramos espuma e todo o material para a confecção dessas fantasias. Já que não tem bonde de verdade, vamos encher o bloco de fantasias de bondinho, diz Damasceno, acrescentando que a expectativa é que haja pelo menos 50 fantasias de bondes no desfile do grupo.
Já o Céu na Terra, que normalmente faz dois desfiles por ano, teve de cancelar o primeiro por causa da ausência do bondinho. No sábado antes do carnaval, os músicos começavam a tocar na estação Carioca e, no Curvelo, encontravam os foliões, que desfilavam até o Largo das Neves. Durante todo o trajeto, a banda era transportada pelo bondinho. Esse primeiro desfile não acontecerá este ano. O bloco, no entanto, promoverá um baile infantil na Fundição Progresso, na Lapa, onde há uma réplica do bonde.
O segundo desfile do bloco permanece como nos carnavais anteriores. No sábado (dia 18), o grupo fará seu cortejo da Praça Odilo Costa Neto até o Largo das Neves. Mas a ausência do bondinho também será lembrada.
Vamos fazer um estandarte grande com a imagem do bondinho, com uma lágrima. O bondinho faz muita falta ao bairro e apoiamos os moradores pela volta desse meio de transporte, diz Péricles Monteiro Neto, um dos organizadores do bloco.