Na audiência judicial marcada para o final deste mês, a CENTRAL terá de apresentar à justiça o plano de recuperação do Sistema de Bondes de Santa Teresa – isso se não utilizar de subterfúgios para adiar a audiência pela 3ª vez.
Enquanto tentamos imaginar as surpresas que nos aguardam, e uma delas certamente será o contrato com a Carris de Lisboa, seguimos fortalecendo nossos laços com nossos irmãos de Portugal, que lutam contra os desmandos dessa mesma Carris, e sofrem com o fim da carrera 18, como é chamado um dos mais belos ramais de bonde elétrico daquele país.
Acabamos de receber uma nova leva de fotos que, ao mesmo tempo encantam pela beleza, e cortam o coração por serem registros de uma linha ameaçada de nunca mais circular, por decisão da empresa Carris de Lisboa, a qual, não obstante este histórico horrendo, foi ungida por Sérgio Cabral, Júlio Lopes e seus amigos para atuar na recuperação do nosso sistema de bondes.
Só para lembrar, a petição on line deles afirma que “Os eléctricos são um meio de transporte ecológico, uma das maiores atracções turísticas da cidade e um símbolo de Lisboa. O fecho da carreira 18 é um atentado ao património cultural e histórico de Portugal”. Alguma semelhança com a nossa luta?