//
você está lendo...

Bonde

Santa Teresa marcha ao Palácio Guanabara para reivindicar “O BONDE QUE QUEREMOS”

This is the default text

O BONDE QUE QUEREMOS!!!

Marcha ao Palácio Guanabara / Entrega das 12.000 assinaturas do movimento “O Bonde Que Queremos”

QUANDO: Quinta-feira, 31/05, às 12:00
DESTINO: Palácio Guanabara. Rua Pinheiro Machado, Laranjeiras, partindo dos locais de concentração abaixo:
  • Grupo 1 – às 10:00 no Largo do Curvelo
  • Grupo 2 – às 11:00 no Largo do Machado (em frente à Igreja)
* Os dois grupos se encontrarão e seguirão em cortejo até o palácio, com a participação de blocos e bandas do bairro, além de outros artistas e personalidades.
** GUARDANAPOS E LOUBOUTIN FAKE SERÃO MAIS DO QUE BEM-VINDOS!
*** AJUDE NA DIVULGAÇÃO COMPARTILHANDO, REPASSANDO A SEUS CONTATOS OU ESPALHANDO CARTAZES EM SEU PRÉDIO E NA VIZINHANÇA. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O CARTAZ **

 


 

CONVITE:

Moradores e amigos de Santa Teresa e do nosso bondinho,

Considerando que o movimento “O Bonde Que Queremos” já reuniu mais de 12.000 assinaturas apoiando o bonde tradicional, aberto e popular, e diante do término, em 04/06, do prazo da licitação aberta para contratação de empresa para fabricar modelo de bonde completamente incompatível com a legislação do tombamento estadual e federal, convidamos TODOS para a manifestação em frente ao Palácio Guanabara, com a participação de blocos e bandas do bairro, além de outros artistas e personalidades, após descida do cortejo conforme convite em anexo.

Abaixo, seguem os objetivos dessa manifestação. Divulguem e participem! Se não puderem ir, mandem representantes, filhos, parentes, amigos!!! Juntos podemos nos fazer ouvidos!

Um abraço e rumo ao palácio!

Elzbieta Mitkiewicz

Presidente da AMAST

 


 

REIVINDICAÇÕES DOS MOVIMENTOS EM DEFESA DO BONDINHO DE SANTA TERESA, QUE SE REUNIÃO NA “MARCHA AO PALÁCIO”:

1)       SER RECEBIDOS NUMA COMISSÃO PELO SR. SECRETÁRIO DA CASA CIVIL, RÉGIS FICHTNER.

2)   ENTREGAR-LHE PUBLICAMENTE AS 12.000 ASSINATURAS DO MANIFESTO “O BONDE QUE QUEREMOS” , ONDE ESTÃO RELACIONADOS OS 10 PONTOS QUE CONSIDERAMOS FUNDAMENTAIS PARA A    RESTAURAÇÃO DO NOSSO SISTEMA DE BONDES.

3)       SOLICITAR AO SR. GOVERNADOR QUE LEVE EM CONTA O NOSSO MANIFESTO E ABRA A POSSIBILIDADE DE  NEGOCIAR COM OS MORADORES, ENGENHEIROS BRASILEIROS E DEMAIS ESPECIALISTAS, PARA QUE TENHAMOS UM PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO SISTEMA DE BONDES QUE ATENDA ÀS NECESSIDADES DE TRANSPORTE PÚBLICO PARA MORADORES, VISITANTES E TURISTAS, RESPEITANDO AS LEIS DE TOMBAMENTO E AS CARACTERÍSTICAS DO BAIRRO COMO APA (Área de Proteção Ambiental), ALÉM DE GARANTIR A SUA SEGURANÇA E EFICIÊNCIA, SEM DESCARACTERIZÁ-LO (O QUE É TECNICAMENTE FACTÍVEL, SEGUNDO AS INFORMAÇÕES DE CONCEITUADOS ESPECIALISTAS E REPRESENTANTES DO SABER TÉCNICO E CIENTÍFICO NACIONAL)

4)       SOLICITAR AO GOVERNO QUE SUSPENDA O PROCESSO LICITATÓRIO EM CURSO PARA A COMPRA DE BONDES FECHADOS, COM PRAZO PARA SE ENCERRAR NO PRÓXIMO DIA 04/06 E ABRA NOVA LICITAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE BONDES, COM BASE NUM PROJETO QUE CONTEMPLE AS NOSSAS REIVINDICAÇÕES.


NÃO SOMOS INTRANSIGENTES, NEM IMPERMEÁVEIS AO ENTENDIMENTO, COMO PODE SER ATESTADO PELOS INÚMEROS PASSOS QUE DEMOS NESSA LUTA:

A)      Já pedimos em diversas ocasiões socorro ao Legislativo (Que nos prometeu, em vão, convocar Audiências Públicas e  até mesmo uma CPI, que nunca foi instaurada apesar da coleta de assinaturas suficientes)

B)       Já recorremos, inúmeras vezes, ao Poder Judiciário. (Particularmente ao MP Estadual que não exigiu a execução da sentença que, desde 2009 – 03 anos!, condenou o Governo a restaurar integralmente o nosso sistema de bondes) o que, certamente, teria evitado as “tragédias anunciadas”, tanto com o falso híbrido de bonde e trem, apelidado pelo povo  de “Frankestein”, como também com a frota tradicional que deliberadamente foi sucateada, com o propósito de impor, como fato consumado, esse monstrengo fake, que acabou se revelando uma irresponsável sangria de recursos e um absoluto desastre tecnológico, reconhecido publicamente pelo próprio governo.

C)       Continuamos a recorrer ao Judiciário, solicitando ao Sr. Procurador Geral do Estado, Dr. Cláudio Lopes, que agilize a apuração da responsabilidade do Sec. de Transportes Deputado Júlio Lopes, no acidente com o bondinho 10.

D)      Já participamos com CREA, SENGE, Clube de Engenharia e especialistas brasileiros de vários encontros e reuniões com o atual diretor da CENTRAL, Sr. Eduardo Macedo que não nos levou em conta, além de acompanharmos as  audiências a que ele comparecia nos tribunais e que, além das desgastantes protelações, não resultaram numa disposição real da empresa de considerar as nossas solicitações.

E)       Já buscamos contatos com autoridades e especialistas do INEPAC e do IPHAN.

F) Já realizamos seminários técnicos e constituímos o Fórum Permanente do Bondinho de Santa Teresa, cuja câmara técnica sustenta nossas reivindicações, ao mesmo tempo em que mostra os equívocos que o Governo do Estado insiste em continuar cometendo, sob os pontos de vista técnico, jurídico e administrativo.

Assim sendo, finalmente, só nos resta buscar diretamente o Poder Executivo, seja na pessoa do Sr. Governador, Sérgio Cabral, seja na pessoa do Sr. Secretário da Casa Civil, Sr. Régis Fichtner, na certeza de que estamos travando a boa luta, para que erros e injustiças passados sejam corrigidos, único modo de evitar que se repitam no futuro as tragédias anunciadas que marcam a história recente deste bairro e do nosso sistema de bondes.