//
você está lendo...

AMAST

Tolerância Zero com a Corrupção

This is the default text

sem título1dwwd

Acabemos, custe o que custar, com as máfias do Rio e do Brasil. Criemos leis mais rígidas, sistemas mais transparentes, fiscalização mais eficaz. O país é corrupto desde as caravelas e assim se manteve. Porém, para alcançar a modernidade, o país precisa dar o passo moral de extirpar a corrupção endêmica – ou arcaico permanecerá para sempre. Mesmo nadando em riqueza e tecnologia no ano 3000, o país não terá ainda atingido a modernidade, irrelevante de quanta riqueza se produza.

A França deu esse passo moral durante a Revolução Francesa, os EUA durante o Muckraking, berço da imprensa moderna mais ou menos na época  da nossa proclamação da república. Antes disso, eram tão absurdamente corruptos e arcaicos quanto nós.

Porque digo que a corrupção é tão perniciosa? Qual é o problema de se desviar só um pouquinho? Veja bem. Quando há corrupção envolvida, digamos, na obra de uma estrada no valor de R$ 10,000,000.00 e se 20% é desviado, de quanto é a perda? De tudo, da totalidade do investimento, não só dos R$ 200,000 diretamente desviados. Por que como é que um membro de uma quadrilha vai cobrar qualidade ou prazo do outro, impossível; assim, a perda é total. Desta forma se desperdiça o Brasil há 500 anos.

A Dilma certamente não chegou lá para defender a corrupção – mas a corrupção é tão endêmica e entranhada que é quase impossível a ele não se acostumar, nos luxuosos ambientes do poder. Assim, vamos pressionar a Dilma para fazer as mudanças estruturais e a evolução institucional necessárias para que um político, um funcionário público ou uma empresa  possam ser honestos com mais facilidade do que ser corruptos.

Hoje em dia, o político, funcionário, agente de segurança ou empresário que quiser ser honesto terá muito mais dificuldade do que se ele quiser ser tolerante com a corrupção. E é assim que o Brasil se perde.

Na seqüência da Lei da Ficha Limpa, agora cabe encaminhar a Lei da Impunidade, a Lei da Tolerância Zero contra a Corrupção, a Lei da Tolerância Zero contra os agentes de Segurança Pública (sentido da Lei T.Z. original de Nova Iorque), novas leis de transparência mais rígidas, e muitas outras.

TODOS CONTRA A PEC 37