//
você está lendo...

AMAST

Ajude a Ficar de Olho nos Bondinhos

This is the default text

Ajude a ficar de olho nos bondinhos históricos, instalando a ‘Bonde Cam’ em http://deguardanobondinho.org.br/.

Dois anos se passaram desde 27 de Agosto de 2011, dia do trágico acidente – previsível e evitável – que matou seis pessoas, feriu 50 e tirou de circulação os bondinhos de Santa Teresa que rodavam desde 1896.

Mesmo tombados como patrimônio histórico e cultural, os bondinhos do bairro vêm sendo sistematicamente sucateados desde os anos sessenta. Em 2008, por exemplo, o Governo do Rio se desfez, em silêncio, de aproximadamente 60 toneladas de material do sistema.  Agora, este mesmo governo anuncia que as oficinas onde se encontram os bondes antigos serão reformadas e que, para isso, todos eles terão de sair de lá. Como moradores de Santa Teresa, estamos exigindo que, antes de qualquer movimentação, seja feito um inventário detalhado de tudo o que está dentro dessas oficinas. Sem um inventário rigoroso fica impossível proteger o acervo. 

E exigimos que ele seja certificado por uma instância independente, como o IPHAN. Não podemos permitir que o Governo do Rio continue a decidir em surdina sobre o destino dos bondinhos amarelos. Há um movimento, chamado Meu Rio, que está se juntando à nossa causa e convocando toda a cidade para vigiar durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, a saída das oficinas dos bondes de Santa Teresa, de modo a evitar qualquer movimentação de seu acervo histórico.  Como faremos? Com o ‘De Guarda’, site criado pelo Meu Rio, montamos uma base que permite que todos nós monitoremos via internet a saída das oficinas dos bondes e alertemos outros cariocas, apertando um único botão, caso vejamos movimentação suspeita! Não podemos deixar que da história desse patrimônio sobre apenas um museu!

A hora é agora, aliste-se para ficar De Guarda pelos bondinhos! http://deguardanobondinho.org.br/