//
você está lendo...

AMAST

Batalhão de Choque ataca CEAT

This is the default text

10pagina

Não se sabe o que é pior, o despreparo ou o cinismo. Após serem vaiados por alunos do CEAT, policiais em treinamento lançaram gás lacrimogêneo em resposta, fumegando a escola e salas de aula. A resposta do comandante? “Algum instrutor não viu a escola”, o que é inverossímil. Decerto também não ouviram a vaia…

A função da polícia é proteger e servir a sociedade – e não agir como um exército de ocupação inimigo. Exigimos punição dos responsáveis (tendo havido dolo ou não – porém não acreditamos na ausência de dolo) e que as autoridades de segurança comecem imediatamente a incluir em todos os treinamentos a noção de que cabe a todas as forças de segurança respeitar a todo custo a população civil desarmada, mesmo sob vaias, e não incitar a guerra civil que os policiais despreparados estão sistematicamente incitando.

Quando em função de vaias atacam o mais tradicional colégio de Santa Teresa, o descontrole total está instaurado, o contrato social está rasgado, é cada um por si. Este tipo de despreparo e truculência acirrará cada vez mais as reações da sociedade, que começam, repare, a intensificar os protestos e aumentar deliberadamente os danos em todos os protestos recentes.

Em tempos de Amarildo e DG, é bom lembrar que soluções para o aperfeiçoamento das  forças policiais incluem o Tolerância Zero de Nova York nas força de segurança (afastando os policiais corruptos, uma “lei da ficha limpa” para a polícia), bem como a proposta nacional da PEC-51 de reforma da polícia, principal iniciativa por aqui neste sentido.