//
você está lendo...

AMAST

Ficha Limpa 2014: Faça Você Mesmo

This is the default text

MetralhasAs mudanças históricas são lentas – e o cidadão é a primeira e a ultima linha de defesa da democracia. Na regra atual, feita para não funcionar, há um prazo ridículo de impugnação das candidaturas e muitos fichas-sujas concorrerão, os próprios promotores avisam.

Por isso, reunimos aqui todas as fontes e listas oficiais para você mesmo filtrar e avaliar os candidatos. A divulgação de candidaturas no TSE RJ, que deveria funcionar aqui e aqui.

Mas mesmo que a Divulgação de Candidaturas do TSE RJ estivesse funcionando, conforme matéria d’O Globo, “Quando os políticos apresentam o pedido de registro de candidatura, o Ministério Público Eleitoral (MPE) e os partidos têm apenas cinco dias para pedir a impugnação de quem vai concorrer. Um prazo considerado curto por procuradores e promotores. Como geralmente as siglas deixam o registro para a última hora – ontem foi o último dia -, o tempo exíguo dificulta o trabalho do MP.

O Ministério Público, como os partidos, coligações e candidatos dispõem de um prazo extremamente exíguo para apresentar suas impugnações a candidaturas. Lembro que hoje temos mais de 30 partidos disputando eleições, o que torna muito elevado o número de candidatos. Dessa forma, na prática, é bastante provável que muitos fichas-sujas continuem disputando as eleições, pois não haverá tempo hábil para levantar todas as inelegibilidades – afirmou Sandra Cureau, vice-procuradora-geral eleitoral de julho de 2009 a setembro de 2013.

Na listagem do Rio, há nomes como o dos prefeitos de Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB), e Cabo Frio, Alair Corrêa (PP). Aparecem ainda o deputado federal Edson Ezequiel (PMDB) e o ex-prefeito de Magé Charles Cozzolino, além de Waldomiro Diniz, que já foi flagrado pedindo propina ao bicheiro Carlinhos Cachoeira”

Quando você for avaliar seus candidatos, baixe e consulte a Compilação dos Cadastros oficiais de Fichas-Sujas. Basta digitar o nome deixar a Busca correr. Incluímos a íntegra dos cadastros do TCU, CNJ (cadastros nacionais) e outras fontes (alguns cobrem apenas o Rio). Naturalmente, as listas são com o nome completo das pessoas, não as alcunhas ou apelidos eleitorais. A maior parte dos inscritos nestes cadastros, porém, são pessoas e empresas que não serão candidatos.

Esse cadastro cobre apenas os processos administrativos eleitorais. Há ainda os processos judiciais na justiça comum (RJ), que podem ser consultados pelo nome (além dos administrativos na justiça comum que precisam ser consultados os pelo número, ou seja, já era).

Estes cadastros são apenas o começo e incluem apenas os gestores e políticos já condenados. Googleie sobre eles, na seções Web e Notícias. Uma boa fonte de pesquisa sobre os políticos que buscam a reeleição é o site Excelências da Transparência Brasil.

O maior filtro é e será sempre o seu senso critico. Onde há fumaça, há fogo. Se você não puder pôr a mão no fogo por seu candidato, escolha outro, mesmo que aparentemente não tenha chance; esqueça o “voto útil”, o ‘não quero desperdiçar o meu voto’: desperdiçar o voto é votar em um picareta já praticamente eleito.

E os políticos já condenados à inelegibilidade que voltaram a poder concorrer, como o Collor e o Garotinho, só porque no Brasil a impunidade é tão grande que daqui a pouco a pena para assassinato será uma multa, também não merecem o voto de nenhum eleitor consciente…