//
você está lendo...

AMAST

O que é desenvolvimento e progresso em Santa Teresa?

This is the default text

desenvolvimentoMuitos falam sobre a importância do desenvolvimento de Santa Teresa,  geralmente  apontando para a necessidade de melhorias e para que o bairro acompanhe os progressos da cidade.

Não resta dúvida sobre a importância deste tema para todos que moram e trabalham no bairro, afinal quem, nos dias atuais, pode dizer que não aceita o progresso e é contra o desenvolvimento?

Exatamente por este motivo é importante que os moradores formem opinião sobre o tema e que se articulem para que estes objetivos sejam alcançado.  Mas o que é que significa desenvolvimento e progresso ? Estas palavras são claras  explicitam o que se quer?

Basta pensar em São Paulo como a cidade mais progressista e desenvolvida do país para ver que a super população, a poluição do ar, a falta de água, o caos no transporte, a insegurança  e outros problemas demonstram que esta escolha não é simples. Muito pelo contrário, aquilo que parece ser o progresso hoje, no momento seguinte pode se revelar um grande atraso.

São inúmeros os exemplos de iniciativas que num primeiro momento pareciam gerar benefícios, mas que o tempo revelou consequências nefastas, destruidoras e degradantes da qualidade de vida e do bem estar das comunidades.

Desenvolvimento e progresso são palavras que traduzem tanto benefícios, quanto prejuízos, sempre há ganhos e perdas.

Só há progresso e desenvolvimento quando os  benefícios são maiores que as perdas, quando os ganhos são para a maioria das pessoas e os prejuízos podem ser mitigados e compensados.

Assim, precisamos refletir sobre os investimentos que desejamos para o bairro e analisar o que alardeiam como desenvolvimento para Santa Teresa. Desenvolvimento para quem? A quem interessa os investimentos e o que vai propiciar de ganhos para a coletividade?

Desenvolver Santa Teresa e fazê-la progredir não pode significar agravar os problemas já existentes, ou trazer problemas que já existem em outras partes da cidade.

Desenvolver Santa Teresa tem que implicar em melhorar a qualidade de vida, atender as necessidades da maioria, solucionar os problemas já presentes e gerar benefícios sociais para a maior parte dos moradores.

Santa Teresa é um bairro de residências, como tal é urgente que os moradores comecem a refletir sobre o que desejam de melhoras e, mais não apenas isso, se organizarem para definir suas prioridades para as melhorias no bairro. Serão estas informações que irão definir quais são planos e os investimentos necessários.

Desenvolver Santa Teresa é consolidar aquilo que os seus moradores definirem como benefícios e aperfeiçoamentos no seu modo de viver e morar no bairro.

Desenvolver não pode ser com investimentos que geram mais barulho, mais poluição, mais trânsito, mais ocupação das calçadas por veículos, mais assaltos, mais violência, mais desordem pública, mais degradação da qualidade de vida.

O que é que os moradores de Santa Teresa consideram melhorias na qualidade de vida e o que desejam para o seu bairro?

Vamos construir um Plano de Desenvolvimento para Santa Teresa baseado em pesquisa de opinião, no levantamento das informações que indiquem as necessidades e as expectativas dos moradores.

Sem um Plano de Desenvolvimento com base na expectativa de melhorias os chamados “investidores ” farão o que for mais lucrativo, o que gera mais benefício para suas vidas privadas e aos moradores restará a degradação do seu modo de vida.

Para desenvolvermos um Plano de Desenvolvimento para o bairro contemplando o ponto de vista e a participação do moradores, requer a formação de opinião sobre a sua necessidade, passo essencial para que se aglutinem interessados em participar.

Hylton Sarcinelli Luz