//
você está lendo...

AMAST

AMAST envia carta a Secretário de Transporte após alagamento de trilhos

PREZADO SR. CARLOS OSÓRIO, SECRETÁRIO ESTADUAL DE TRANSPORTES

A chuva que caiu ontem à noite estava muito mais para uma garoa paulistana que para uma pancada de chuva de verão carioca. Mesmo assim, trechos das ruas em que foram colocados novos trilhos ficaram alagados. E o mais curioso é que água corria pelo meio da rua, que está em nível muito mais alto que as sarjetas (frequentemente simbólicas) e o meio fio (idem).

Já solicitamos inúmeras vezes sua atenção e a da CENTRAL para a questão da drenagem de água de chuva nas ruas onde foram e/ou ainda serão realizadas obras de troca de trilhos:

– Alertamos para a necessidade de um diagnóstico da Rio-Águas sobre o estado da histórica galeria de captação de água de chuva.
– Chamamos a atenção para a necessidade de se testar os bueiros que podem ter sido entupidos por cimento e concreto da obra e podem também ser bueiros “cegos”, que não conectam com a galeria principal de escoamento.
– Inúmeras vezes falamos sobre a necessidade de evitar o “afogamento” do meio fio, como que aconteceu na Rua Joaquim Murtinho.
– Sobretudo, insistimos na necessidade de se avaliar criteriosamente a possibilidade de substituir a tecnologia da laje, utilizada até o Guimarães e Praça Odilo, por uma tecnologia baseada na utilização de dormentes de concreto, de preferencia sem laje de sustentação. A impermeabilização das ruas de Santa Teresa pode trazer com sigo um risco muito grande para as muito instáveis encostas do bairro. Um laudo da Geo-Rio e/ou CREA se faz necessário.

Sabemos que o Ministério Público Federal solicitou à Secretaria um estudo interdisciplinar sobre estes assuntos.

Para dar consistência às nossas ponderações, encaminhamos algumas fotos do que aconteceu ontem na esquina da Almirante com a Cândido Mendes. Foram alguns pingos de nada e a rua ficou desse jeito.

Sua atenção e a do Senhor Roberto Maques, Diretor Presidente da Central, se fazem mais que necessárias.
Estaremos aguardando por um posicionamento da Secretaria sobre todos esses temas.
Agradecendo desde já, deixamos nossas melhores saudações.

 

santa trilhos santa trilhos2 santa trilhos3