//
Dicas para lidar com a Segurança

 

Dicas para lidar com a Segurança

 

1)     Se sua rua estiver tendo problemas de segurança, reclame. Alerte as Autoridades de Segurança semanalmente até o problema ser resolvido. Ligue Disque Denúncia: 2253-1177. Ligue 127 – Ouvidoria do Ministério Público – e faça a denúncia. Reclame também através da Imprensa e avise a sua Associação para divulgar o problema, também nos nossos Fóruns.

2)     Forme com os seus vizinhos, se este ainda não estiver formado, um Conselho de Rua com listas organizadas com nomes, telefones e e-mails. Juntos, não estamos mais isolados. Uma das primeiras atividades do Conselho será reclamar coletivamente junto aos contatos acima e ajudar a zelar uns pelos outros.

3)     Combine uma ação de autodefesa pacífica com seu Conselho, alertando uns aos outros por telefone no caso de eventos suspeitos e/ou todos ligando 190. Caso as pessoas se ausentem muito e as casas estejam sendo roubadas, combinem de chamar a polícia se disparar o alarme e demonstre aos vizinhos como ele é.

4)     Caso assaltos às residências estejam ocorrendo com as pessoas em casa, monte com seus vizinhos da rua um sistema de alarme silencioso de baixo custo, com painéis de luzes referentes às unidades, com o botão de acionar em geral no quarto principal de cada casa, os fios passando pelos fundos e ligando as casas. O procedimento é: quando o alarme é acionado, acende uma luz nos painéis dos vizinhos do grupo, indicando a unidade, que é contatada por telefone pelas outras. Se não houver nada, uma senha – uma palavra secreta e incomum que somente seu grupo saiba – por exemplo, “Canguru! Está tudo canguru! Foi meu filho que esbarrou!” tenha que ser falada para desarmar o alerta. Caso contrário, se houver um assalto, a pessoa apenas diz “está tudo bem, tudo tranquilo” ou não atende, então o alerta é dado e todos ligam para a polícia imediatamente e/ou tambem para os outros.

5)     Caso pedestres estejam sendo assaltados, pode-se cogitar colocar placas ou cartazes os alertando, de onde possam ser vistas da rua. Isso também tem uma função de protesto.

6)     Quando estiver andando por uma área de assalto a pedestre, estabeleça um perímetro para pessoas não-suspeitas (por exemplo, 5 metros, ou 2 em um local movimentado) e permaneça prestando atenção enquanto qualquer pessoa estiver dentro deste  perímetro. Já às pessoas suspeitas se estabelece um perímetro tático de 20 metros e trace uma rota que não as permitam se aproximarem mais que isso. Se necessário, finja que esqueceu algo e de meia-volta. Se uma pessoa suspeita fizer um movimento brusco de perseguição, não se envergonhe de abrir fuga e correr: esses 20 metros te darão uma vantagem.

7)     Mulheres – carreguem um apito. Os apitos oficiais, de escola de samba ou juiz de futebol, são os mais altos. A violência sexual foi reduzida em 70% nas comunidades carentes da periferia do Recife com este procedimento.

8)     Não contrate ninguém para trabalhar em sua casa, sem um xerox da identidade (conferindo a original) e comprovante de residência nominal.

9)     Sorria e cumprimente as pessoas. O objetivo da segurança é todos se sentirem bem. Viva sem medo e aberto para o mundo.