As mudanças históricas são lentas – e o cidadão é a primeira e a última linha de defesa da democracia. Na regra atual, feita para não funcionar, há um prazo ridículo de impugnação das candidaturas e muitas fichas-sujas concorrentes, os próprios promotores avisam.
Por isso, reunimos aqui todas as fontes e listas oficiais para você mesmo filtrar e avaliar os candidatos. A divulgação de candidaturas no TSE RJ, que deveria funcionar aqui e aqui .
Mas mesmo que a Divulgação de Candidaturas do TSE RJ estivesse funcionando, conforme matéria d’ O Globo , “Quando os políticos apresentam pela última vez o pedido de registro de candidatura, o Ministério Público Eleitoral (MPE) e os partidos têm apenas cinco dias para pedir a impugnação de quem vai concorrer. Um prazo considerado curto por procuradores e promotores. Como geralmente as siglas deixam o registro para a hora – ontem foi o último dia -, o tempo exíguo dificulta o trabalho do MP.
O Ministério Público, como os partidos, coligações e candidatos dispõem de um prazo extremamente exíguo para apresentar suas impugnações a candidaturas. Lembro que hoje temos mais de 30 partidos disputando eleições, o que torna muito elevado o número de candidatos. Dessa forma, na prática, é bastante provável que muitas fichas-sujas continuem disputando as eleições, pois não haverá tempo hábil para levantar todas as inelegibilidades – afirmou Sandra Cureau, vice-procuradora-geral eleitoral de julho de 2009 a setembro de 2013.
Na listagem do Rio, há nomes como os dos prefeitos de Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB), e de Cabo Frio, Alair Corrêa (PP). Aparecem ainda o deputado federal Edson Ezequiel (PMDB) e o ex-prefeito de Magé Charles Cozzolino, além de Waldomiro Diniz, que já foi flagrado pedindo propina ao bicheiro Carlinhos Cachoeira”
Quando você avaliar seus candidatos, baixe e consulte a Compilação dos Cadastros Oficiais de Fichas-Sujas . Basta digitar o nome para deixar a busca correr. Incluímos a integridade dos cadastros do TCU, CNJ (cadastros nacionais) e outras fontes (alguns cobrem apenas o Rio). Naturalmente, as listas são com o nome completo das pessoas, não como alcunhas ou apelidos eleitorais. A maior parte dos inscritos nestes cadastros, porém, são pessoas e empresas que não serão candidatos.
Esse cadastro cobre apenas os processos administrativos eleitorais . Há ainda os processos judiciais na justiça comum (RJ), que podem ser consultados pelo nome (além dos administrativos na justiça comum que precisam ser consultados os pelo número , ou seja, já era).
Estes cadastros são apenas o começo e incluem apenas os gestores e políticos já condenados. Googleie sobre eles, na Web e Notícias. Uma boa fonte de pesquisa sobre os políticos que buscam a reeleição é o site Excelências da Transparência Brasil.
O filtro maior é e sempre será seu senso crítico. Onde há fumaça, há fogo. Se você não puder colocar a mão no fogo por seu candidato, escolha outro, mesmo que aparentemente não tenha chance; esqueça o “voto útil”, o ‘não quero desperdiçar o meu voto’: desperdiçar o voto é eleito em uma picareta já praticamente eleito.
E os políticos já foram condenados à inelegibilidade que voltaram ao poder concorrente, como o Collor e o Garotinho, só porque no Brasil a impunidade é tão grande que daqui a pouco a pena para assassinato será uma multa, também não valeu o voto de nenhum eleitor consciente…








