II SEMINÁRIO DO FÓRUM PERMANENTE DO BONDINHO DE SANTA TERESA

Compartilhe

A Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa – AMAST tem o prazer de convidá-lo para participar do II Seminário do FPBST [1]  a realizar – se no próximo dia  28/05/2012, às 19hs no Parque das Ruínas  sito à rua Murtinho Nobre, nº 169, no Curvelo, Santa Teresa. O objetivo deste seminário é promover um amplo debate público sobre as linhas gerais da proposta técnica de recuperação do SBST elaborada pela CENTRAL LOGÍSTICA, em atenção aos clamores (da própria Justiça Estadual) pela “ devolução de 14 Bondes restaurados ” como condição necessária para a retomada do serviço, tão essencial na vida de visitantes e moradores usuários do Bonde. O bonde é de fato o transporte do bairro, garantindo um fluxo interno de circulação e comunicação entre comunidades e localidades de toda a XXIII RA. Além disso, compõe sua paisagem pitoresca e cultural constituindo – se em importante patrimônio cultural. Ele é a “ alma do nosso bairro ”!

A pauta está estruturada em três grandes eixos de trabalho:

I – apresentação da proposta oficial e debate com a Câmara Técnica do FPBST, seguida de debate com a plateia, mediante leitura de perguntas (escritas em formulário próprio), cabendo à mesa de convidados responder a uma ou duas rodadas de intervenções.
II – apreciação específica da proposta por especialistas da área de tombamento e preservação histórica, cultural e paisagística/ambiental, quando espera – se conhecer os diferentes marcos conceituais, normativos e institucionais relativos ao SBST e ao Bairro (Lei 495/84 da APA). O debate deverá seguir os procedimentos adotados para o item anterior.
III – encaminhamentos para a criação da Câmara de Proteção do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Teresa, com vistas a assessorar e apoiar técnicas as instruções específicas ao patrimônio cultural, estratégico e urbanístico do bairro, cfLLei 495/84 da APA.

Assim concebida, uma ocasião será consagrada à informação e ao debate público das principais diretrizes e perspectivas para a retomada urgente da operação do SBST, iluminada pela intervenção livre de profissionais, especialistas e militantes convidados, entre moradores e amigos de Santa Teresa.

Que os debates podem ajudar a contextualizar, informar com objetividade e consistência os encaminhamentos a serem tirados ao final do II Seminário da FPBST, com a subsequente criação da Câmara de Proteção do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Teresa. Nosso grupo, com a iniciativa, é que este se constitui em um momento fecundo da criação coletiva e da associação de saberes e vontades, condensando a unificação cultural consciente da sociedade e com o qual podemos orientar nossa ação pública.

Atenciosamente,

Elzbieta Mitkiewicz

Presidente da AMAST

Rolar para cima