Bonde de Santa Thereza – Jornal do Commercio, 1872

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Bonde de Santa Thereza
[Jornal do Commercio, 1o. de outubro de 1872. Assinado por Imparcial.]

I. – Melhoramentos há que, apenas conhecidos, se tornaram logo aceitos, populares, indispensaveis, urgentes: tal é o da locomoção em trilhos urbanos.

Esta inovação tentada, há poucos anos, no Rio de Janeiro, por tal forma se popularizou imediatamente que todos os bairros da cidade impetrão a altos brados um serviço que tantos benefícios têm trazido aos bairros dos dotados.

 

Parece impossível que de uma empresa aparentemente tão modesta ou insignificante se apalpem já tão importantes resultados, e de tão incomensurável alcance para o bem-estar dos cidadãos, para a sociabilidade, para a rapidez dos negócios, para a comodidade dos transeuntes, para a economia dos moradores distantes, para o aumento de valor da propriedade urbana e suburbana, para melhor educação dos nossos hábitos, para a facilidade de ligar entre si extremos que até honram parecião distanciados por ofertas de línguas, para dispensar o gasto de inúmeros veículos particulares, para transporte barato, constante, suave, sem a forma brutal das outras condutas, nem o seu choque de sobre-rodas para proporcionar a todas as bolsas as distrações campestres e a saudavel residência em lugares mais oxigenados e agradáveis.

Assim se explica a sofrimentoguidão com que todas as ruas da cidade aspiram a um serviço que já hoje é feito exemplar, mas muito circuncritamente. Esta febre de trilhos urbanos, que aliás está invadindo os Estados Unidos (d’onde se propagou) Londres, Paris, Madrid, Lisboa, Porto e muitas cidades do Brasil e do Prata, acommette os moradores de muitos bairros desta populosa côrte, que deplorão o seu isolamento, e lamentam a sua espécie de enjeitados.

II. – Não podia o governo ser surdo a tão justa aspiração do povo; e nem se faça a injustiça de atribuir a olvido a demora nas soluções pedidas. É certo que a princípio houve facilidade demasiada e presteza nas concessões às duas primeiras companhias; mas esse é geralmente o tributo da inexperiência; exige confessar que a esse tempo nunca imaginei o incremento e a importância que havia de attingir a ferro-via urbana; entrevia-se um bom melhoramento no serviço público, e recebia-se inutiliza-lo por exigências, que então pareciam exageradas. (…)

4. – Da rede indispensável de trilhos urbanos tem chamado mais atenção a que havia de ligar desde já o interior da cidade a um dos montes que a borda, e onde diariamente se veem surgir novas e comodas habitações, com admiravel vista e excelentes condições higiênicas, mas de acesso moroso, árduo e dispendioso; fallamos dos morros de Santa Thereza, Neves e Paula Mattos. (…)

No Diário Oficial de 10 de Julho publicou-se um edital, de 5 do mesmo mês, chamando mais candidatos ao concurso, para uma linha de bonde de Santa Thereza, devendo as propostas, sobre as bases fundamentais, ser abertas a 5 de Setembro.

Assim se fez.

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