AMAST, AME SANTA e CAMFAST se reúnem com novo Presidente da CENTRAL para tratar da recuperação do Sistema de Bondes

Compartilhe

Na quinta-feira, 10/06, a Diretoria da AMAST esteve em reunião com o novo Presidente e com a Diretora de Planejamento da CENTRAL (empresa que administra o Sistema de Bondes). A reunião foi solicitada pela AMAST, por meio de ofício, durante o processo de intervenção, para que nenhuma decisão fosse tomada sem a participação da comunidade e do Fórum Permanente do Bondinho de Santa Teresa. 

Estiveram conosco na reunião de representantes da Comissão de Transportes “Motorneiro Nelson Correa da Silva”, além de membros da AME SANTA* e da CAMFAST**. Todos os presentes destacaram a necessidade de transparência ampla e irrestrita no processo de recuperação do Sistema de Bondes, cobraram a apresentação de um cronograma e acesso ao relatório de 3.000 páginas elaborado pelo interventor.

Para surpresa e decepção generalizada, o Presidente e a Diretora de Planejamento declararam que não tinham planos de serem apresentados, e que o objetivo da reunião era conhecer os presentes e estabelecer uma relação com a comunidade. Ao longo da reunião, nos disseram que apresentarão um cronograma na audiência que acontecerá no dia 18/10, entre Ministério Público, Procuradoria do Estado e CENTRAL/Governo do Estado. Esta audiência terá como objetivo negociar um acordo, diante da inviabilidade técnica de cumprimento das decisões judiciais nos prazos determinados pela justiça. Ou seja, já existe um plano a ser apresentado e negociado com a justiça, sem que até o momento os maiores detalhes, que somos nós, tenhamos participados da elaboração .

Outra exigência não atendida, que reforça a nossa dúvida a respeito do compromisso de transparência, foi a recusa injustificada em nos conceder acesso ao relatório de 3.000 páginas elaborado pela comissão de intervenção . O Sr. Eduardo Macêdo declarou que não teve acesso ao relatório, embora a mídia tenha divulgado que o interventor Rogério Onofre entregou uma cópia ao Governador, um ao Secretário da Casa Civil e uma ao Presidente da Central (veja nos jornais  Entre Rios e O GLOBO ). No lugar do relatório, nos entregamos um resumo que já havia sido distribuído à imprensa .

Tratou-se, ainda, da possibilidade de os títulos que estão na oficina retornarem imediatamente ou a curto prazo. A esse respeito, o Presidente da CENTRAL foi enfático ao dizer que não assumirá esse compromisso, deixando claro que os títulos só voltarão quando não apenas os carris, mas o sistema como um todo estiver recuperado e apresentar a necessidade de segurança.

Saímos da reunião com a promessa de uma nova relação com o bairro e compromisso de transparência no processo que se inicia. Haverá uma nova reunião para tratar de assuntos técnicos, na próxima quinta-feira, dia 13/10, com a Comissão Técnica do Fórum Permanente do Bondinho de Santa Teresa.

Rolar para cima