Hospital IV Centenário: retrato do descaso

Compartilhe

Um troféu para pichadores. Essa é, infelizmente, a dura realidade do antigo Hospital IV Centenário. O imóvel, um prédio de mais de 10 andares, está com estruturas completamente enferrujadas. Além disso, todas as janelas e aparelhos de ar condicionado foram roubados, e as paredes quebradas e os fios cortados. O prédio, onde funcionava uma unidade particular de saúde, estava desapropriado desde 2008 e foi arrematado pela prefeitura em 2011, mas permanece sem uso.

O prédio, construído nos anos sessenta como um hospital-hotel para recuperação pós-cirúrgica, foi desativado por razões financeiras e desde então não teve seu uso definido, tendo tido propostas alternativas como unidade hospitalar infantil, habitação ou centro cultural sem sucesso. O fato é que o abandono do prédio do antigo hospital e sua permanência sem uso é um retrato da administração do prefeito Eduardo Paes, mais preocupado em arrendar espaços públicos da cidade para pólos gastronômicos, com seus quiosques e eventos.

Antes das eleições para prefeito, no ano passado, Eduardo Paes esteve em evento – numa igreja ao lado do antigo hospital, quando prometeu transformar o 4º Centenário em um centro de cidadania nos moldes do Centro de Cidadania Rinaldo De Lamare, situado em São Conrado. Os moradores queriam um complexo reunindo hospital pediátrico e creches.

Mas o resultado é o que a imagem mostra. Abandono e descaso. E festa para os pichadores.

Rolar para cima