SANTA TERESA PARA OS MORADORES

Compartilhe

O morador de Santa Teresa elege neste sábado (13), em votação presencial na Igreja Anglicana, a nova diretoria da Amast – Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa, para o biênio de 2025-2027. A chapa “Santa Teresa para os moradores” traz na sua estrutura uma mescla de continuidade e renovação, com a permanência de parte dos atuais diretores à frente da entidade e a chegada de novos moradores. Uma conjugação pra lá de saudável.

O nome escolhido pelos moradores para a chapa não podia ser outro. É preciso que o bairro volte a ser dos moradores. Hoje, o que vemos é uma invasão de interesses, amparados por uma política nefasta e mercantilista da prefeitura de Eduardo Paes – aliás presente em toda a cidade, na qual o preço dessa visão baseada no turismo predatório, que ignora o bairro na sua configuração geográfica e arquitetônica e, como consequência imediata, da fala do morador, da sua escolha de viver e amar o modo de ser de Santa Teresa.
 
Essa invasão perniciosa violou esse estilo de vida de quem ama o bairro, desarticulou as relações de afeto entre vizinhos que se viram tomados por conceitos, nos quais o lucro é a força motriz, que hoje fazem de Santa Teresa um produto a ser usado e descartado. Utilizam a riquíssima cultura do bairro para fazer brotar o lixo do capitalismo desmedido, através de eventos das mais variadas matizes sem qualquer ligação com quem mora aqui. Tudo em nome do lucro.
 
As ramificações dessa desastrosa e maléfica política, de costas para o morador, está presente no caótico sistema de transportes, no uso indevido de praças, no limitado ir e vir nas calçadas, na violência da perturbação do sossego, na frágil segurança, e na ocupação dos espaços públicos do bairro para interesses particulares.
 
Santa Teresa é resistência diante de uma cidade loteada. E assim continuaremos a ser. O mais recente exemplo foi a manifestação dos moradores, em evento no posto de saúde, contra a exoneração da diretora Cristina Gonçalves – uma violência contra a saúde pública e os moradores.
 
E a gestão da chapa “Santa Teresa para os moradores” não fugirá ao bom combate. O legado de moradores e moradoras, que compuseram a Amast nos seus 45 anos de existência, terá continuidade.

Lutar está no nosso DNA.
 
A CHAPA
Presidente – Orlando Lemos
Vice-presidente – Victor Damado
Diretor Secretário – Verônica Natividade
Diretor Tesoureiro – Teresa Cruz
Diretor de Comunicação – Marcos Azevedo
Diretor de Meio Ambiente – Daniela Manger
Diretor de Transportes – César Augusto
Diretor de Cultura – Bernardo Fantini
Diretor Comunitário – Cristina Berrios
1º Suplente – Heloisa Rocha
2º Suplente – Raul Luedemann
3º Suplente – Flavio Abreu
1º Conselheiro – Paulo Saad
2º Conselheiro – Pedro Cascardo
3º Conselheiro – Eugenio Rosales

✅Visita a garagem dos bondes. Na foto, com o bonde original 12. A recuperação dos bondes originais de Santa Teresa faz parte do programa da chapa “Santa Teresa para os moradores”
Rolar para cima