Volta do transporte complementar e atendimento às principais demandas dos moradores
Em reunião realizada quarta-feira (2/4), na Secretaria Municipal de Transporte (SMTR), diretores da Amast entregaram aos técnicos do órgão as demandas dos moradores de Santa Teresa com relação ao deficiente serviço prestado pela Transurb no bairro. A associação esteve representada pelo presidente Paulo Saad e os diretores Orlando Lemos, Teresa Cristina e Victor Damado. O encontro também contou com a presença do presidente da FAM RIO, Licínio Rogério.
Na reunião, foram debatidos e aprofundados os problemas relatados pelos moradores à Amast, alguns existentes no bairro há anos e sem uma solução continuada – muitas ações dos órgãos de fiscalização se fazem presentes durante um certo tempo para depois caírem no esquecimento. Uma cobrança da Amast nesse sentido, foi o acompanhamento dessas ações através da troca de informações quando das suas execuções.
A Amast solicitou no encontro que fosse feita uma intermediação pela SMTR para realização de uma reunião com o Consórcio Intersul, onde opera a Transurb, para que se tenha acesso à empresa. Os técnicos da secretaria se comprometeram a um encaminhamento para posterior resposta.
A volta do transporte complementar, que durante anos existiu no bairro, com kombis que saiam da Glória, por exemplo. A proposta da Amast obteve boa receptividade e, de acordo com os técnicos da SMTR, sua viabilidade é possível. O processo compreende uma série de etapas. De início, solicitaram um projeto que a Amast se comprometeu de imediato em executar e apresentar à secretaria.
Com relação às demandas mais imediatas apresentadas no ofício enviado pela associação, técnicos da SMTR se comprometeram a aprofundar as fiscalizações quanto à regularidade nos horários, exame nos medidores de velocidade dos ônibus, devido à velocidade excessiva denunciada pelos moradores, conservação dos coletivos – incluindo o correto funcionamento do ar condicionado, acompanhamento do trajeto dos ônibus, que é alterado algumas vezes pelos motoristas para cumprir o tempo estipulado pela empresa, e monitoramento do cumprimento da gratuidade de idosos e estudantes.








