Segurança/Reunião com 5º batalhão: patrulhamento em motos pela PM voltará a ser feito no bairro
Em reunião realizada na tarde da segunda-feira (5/5), no 5º Batalhão da PM, na Praça da Harmonia, Zona Portuária, a Amast apresentou ao comando da unidade as demandas dos moradores diante da crescente insegurança que tomou conta de Santa Teresa, com aumento significativo no número de assaltos nos últimos meses. Pela Amast, participaram o presidente Paulo Saad e o diretor comunitário Vitor Damado. Eles foram recebidos pelo comandante do quinto batalhão, Tenente Coronel Bastos, e o comandante da 4º Companhia tenente Mattos, que atua no policiamento ostensivo no bairro.
A reunião foi fruto de uma solicitação, através de um ofício enviado pela Amast, ao comando do 5º Batalhão devido ao clima de insegurança existente entre os moradores. O fato é que a onda de assaltos e furtos que tomou conta de Santa Teresa no início de 2024 voltou com força total. Após uma melhoria, quando da realização da Plenária de Segurança pela Amast, em março do ano passado, que resultou na intensificação da ronda pela Polícia Militar nas ruas do bairro e colocação de motos para patrulhamento itinerante, tudo voltou à estaca zero com o abandono progressivo destas ações – a partir do segundo semestre do ano passado.
Após relato pelos representantes da Amast das ocorrências de assaltos e furtos, denunciadas por moradores à associação e também em grupos de coletivos nas redes sociais, o comando do 5º Batalhão anunciou que aumentará o policiamento com a chegada de nove viaturas novas, exigências mais duras e intervenção em eventos na região que não estejam de acordo com a legislação – essas ocorrências, além de perturbar o sossego de quem reside no bairro, acabam sendo um facilitador para ações criminosas pelo seu descontrole em aglomerações nas ruas.
Também foi pactuado pelo comandante do 5º Batalhão a intensificação das rondas e a volta do patrulhamento itinerante em motos pelos policiais em várias áreas de Santa Teresa. Quando da implantação do patrulhamento em motos, no ano passado, foi registrado uma queda significativa nas ações criminosas no bairro.
Os policiais destacaram ainda a importância do registro das ocorrências na nossa delegacia – 7ª DP. Segundo eles, a ação é de vital importância para busca, identificação e captura dos criminosos. A Amast assumiu o compromisso de reforçar e divulgar campanhas sobre a necessidade do registro na delegacia.
Ao final do encontro, ficou acertada a participação dos comandantes em uma plenária de segurança que será realizada em breve pela Amast, junto aos moradores.
Denúncias e ocorrências no bairro podem ser feitas pelo telefone (21) 994351962 – sala de operações da PM.








