//
QUEM SOMOS

A AMAST – Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa foi proposta pela primeira vez em manifestação pública e através de abaixo-assinado, na praça Odilo Costa Neto, na então famosa Festa Junina de Santa Teresa, em junho de 1978. Seu registro de fundação é de 10 de julho de 1980.

A partir de manifestações organizadas, os moradores conseguiram a preservação do sistema de bondes histórico, através do tombamento e de cobranças constantes do poder público pela liberação de verbas para os bondinhos.

NÓS TODOS SOMOS A AMAST

A Associação de Moradores é a forma mais simples de organização coletiva com capacidade de articulação social e política não partidária em defesa dos interesses da sociedade. A Associação está a nosso alcance e nos oferece a oportunidade de organização necessária para interferirmos, coletivamente, nos processos decisórios das diversas instâncias de poder seja no Executivo, no Legislativo ou no Judiciário.

A força da Associação de Moradores está no seu grau de mobilização. Por isso é fundamental a sua participação. Filie-se à AMAST, venha debater com a gente as questões que fazem a diferença no seu dia-a-dia. O transporte está ruim? Falta segurança? Estão desrespeitando a Lei do Silêncio e te enlouquecendo? Não adianta reclamar sozinho. Venha lutar coletivamente. Se o bairro é nosso, a luta é nossa.

Atualmente, uma das principais lutas da AMAST é em defesa do bonde, pela restauração dos serviços de transporte por bonde e integridade do sistema que é tombado como patrimônio histórico e cultural. Lutamos também pela preservação de Santa Teresa, que integra Área de Proteção Ambiental (APA).

Não somos contra o progresso e o desenvolvimento, mas entendemos que nosso bairro tem particularidades que precisam ser respeitadas. Assim, todo progresso que respeite nossa história e cultura, bem como o direito dos moradores à tranqüilidade, será bem-vindo. Aquele que transgredir esses limites terá a oposição séria e responsável da AMAST.