//
você está lendo...

Cultura

Abaixo-Assinado Contra o fechamento da biblioteca de Santa Teresa

A AMAST – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DE SANTA TERESA recebeu e continua recebendo inúmeras manifestações de moradores indignados com o fechamento da biblioteca através de suas redes sociais no Yahoo Grupos, Facebook, Fale Conosco do site www.amast.org.br, evidenciando que o ato teve e terá enorme repercussão na realidade do bairro.

Não podemos aceitar essa agressão a um dos nossos mais importantes bens culturais. Não podemos aceitar que esse ato venha a se somar às inúmeras outras ações pontuais que, somadas, evidenciam o propósito de descaracterizar o bairro de Santa Teresa, suprimir nossa identidade cultural e social, para transformá-lo em mero espaço turístico-comercial, expulsando-nos aos poucos através da destruição de nossas referências, nossa tranquilidade e nosso estilo de vida.

Não somos meramente um bairro charmoso e bucólico que os poderes públicos insistem em colocar à venda, subservientemente comparando a Montmartre. Santa Teresa tem história, tem cultura, e inúmeros outros atrativos, mas, sobretudo, TEM MORADORES E AMIGOS, que, por meio deste abaixo-assinado, lutarão contra o fechamento da biblioteca. Faça sua parte, ajude-nos divulgando nas redes sociais.

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/8426

  • paloma

    Encaminhando….
    Paloma e todos os interessados na Biblioteca de Santa Teresa,

    Farei no sábado, dia 19/03, às 11horas, uma reunião no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo para esclarecer qualquer dúvida sobre a situação da biblioteca. Espero poder contar com a presença de vocês e, se possível, que seja divulgada para outros interessados.
    Lêda Fonseca
    Coordenadora de livro e leitura

  • paloma

    Queridos amigos

    Ontem, por e-mail, a Sra. Leda Fonseca, da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, disse que a questão da extinção da biblioteca da Santa Teresa era uma mal entendido, que mandaria hoje uma pessoa da Secretaria de Cultura para a biblioteca a fim de esclarecer a situação.
    Acabei de chegar da biblioteca. A Sra. Josefa Antônia Padrão Coutinho, gerente das Bibliotecas Populares da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro, esclareceu que o 2º artigo do Decreto Municipal 33444, do dia 28 de fevereiro de 2011, que diz: “A Biblioteca Popular Municipal de Santa Teresa passa a denominar-se, Biblioteca Escolar Municipal do Dique – José Lins do Rego” – é para ser interpretado como a transferência de cargo da Diretora da Biblioteca Popular de Santa Teresa para a Biblioteca Escolar Municipal do Dique, que fica no Jardim América.
    Esclareceu ainda que a Biblioteca de Santa Teresa continua integrando o quadro da Secretaria de Cultura. Ela vai entrar em reformas, e durante as obras o acervo vai ser transferido para o Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, que fica ao lado, e os serviços não irão ser interrompidos, inclusive as aulas de inglês. Houve uma falha na comunicação passada aos funcionários, mal entendidos, mas que em nenhum momento foi dada a ordem para eles recolherem o acervo.
    Essas são as notícias oficias que recebi pessoalmente de uma represente legal da Secretaria de Cultura e transmito a vocês.
    A comunicação humana não é feita só de palavras explícitas, é também feita através dos olhares, palavras não ditas ou soltas no ar, gestos e entonações. Não sei o que fez o Sr. Eduardo Paes assinar um decreto tão mal redigido, e gerar tantos “maus entendidos”, mas meu sentimento me diz que nossa biblioteca esteve na beira do abismo, e temos que vigiar para que ela se afaste bem dele.
    Agradeço a Sra Leda Fonseca e a Sra. Josefa Antônia Padrão Coutinho pela gentileza e presteza com que trataram o caso, a Leonor Werneck, por ter feito o contato, e a todos os moradores e amigos de Santa Teresa e dos livros, por terem se manifestado diante da ameaça de extinção da biblioteca de Santa Teresa.
    Abraços,
    Paloma

  • paloma

    Olá! Como esse abaixo-assinado precisa do título de eleitor e documentos de identidade, acho que poderiam fazer um segundo para as crianças, indicando em qual escola estudam e a série, uma coisa assim…
    Abraços

  • paloma

    Ela foi extinta pelo decreto 33444 do dia 28 de fevereiro de 2011. Estou organizando um abaixo-assinado, quem quizer participar me mande um e-mail que eu reenvio o texto do abaixo-assinado.