//
você está lendo...

Cultura

Programação do Laurinda – Última Semana de Setembro

17 de setembro a 17 de outubro de 2011.

De terça a domingo, das 09h às20h,

RIO EM MINIATURA.  Exposição de artes plásticas: quadros e miniaturas

Rio em Miniatura mostrará diversos pontos turísticos ou locais diversos de nossa cidade. Pelo próprio arcabouço de seu material, ficará exposto em uma das galerias, acomodada em vitrines.

Vicente Mendonça já criou mais de 2.500 miniaturas,  peças que o deixou conhecido pelo mundo. Ele já bateu o recorde no RankBrasil, em 2004, com quadra de vôlei na cabeça de um alfinete, com 2mm por 1mm. Em 2007, ele bateu, novamente, o recorde quando construiu um lápis de apenas 3mm (o menor do mundo).

Para construí-las, ele usa materiais como madeira, plástico e ferro. Algumas obras são tão pequenas, que é preciso o uso de lupas para enxergá-las. Suas miniaturas são, milimetricamente, esculpidas em madeira, ferro e plástico e a maioria das peças mede entre 2mm e 5cm.

Vicente refaz o mundo real em formas minúsculas, nos fazendo sentir como Guliveres em um mundo de pigmeus, mas também como crianças que gostariam que a realidade pudesse ser tão pequena para que pudéssemos controlar os acontecimentos.

 Essa reverência infantil está no sucesso da arte de Vicente, na admiração e razão pelas quais o publico lota suas exposições.

17 de setembro a 17 de outubro de 2011.

De terça a domingo, das 09h às20h,

ETNOGRAFIA SINGELA CARIOCA – Exposição de arte Naif

São 30 telas em acrílica sobre madeira e seis Transeuntes, manequins que irão representar as figuras típicas do Rio de Janeiro na mostra ETNOGRAFIA SINGELA CARIOCA.

Em sua primeira exposição individual, Patrícia pretende apresentar ao público a sua visão nada convencional sobre os cariocas. O interesse na observação das pessoas no dia a dia e retratar o Rio de Janeiro através da sua multiplicidade étnica, faz com que produza personagens que são ora verdes, ora azuis, ora amarelos, e outras cores fortes. Considerando o Rio de Janeiro uma cidade plural, que permite a tolerância através das misturas e os contrastes.

 

SAMBA DE BENFICA – Musica

Para alegrar o vernissage e marcar a carioquice das exposições, o Grupo Samba de Benfica se apresentou no CCMLSL com muito samba e emolgação.

O  Grupo SAMBA DE BENFICA nasceu da idéia de um grupo de amigos se reunirem pra tocar, bater papo sobre música, trocar experiências, ter um encontro mensal e tomar uma boa cerveja gelada.

Classificação Indicativa: livre

 

Dia 23 de setembro, às 20h.

CONTRACORRENTE – Debate

O espetáculo baseado e inspirado na música “Roda Viva”, de Chico Buarque, gerou o Debate sobre a ditadura brasileira e a importância da Comissão da Verdade.

O Debate tem o propósito de trazer a publico experiências daqueles que acreditaram em liberdade e justiça até as últimas conseqüências. Contará com a presença de Dr. Antonio Celso Pereira (psicanalista) e Rose Menchise (economista e advogada) participante de movimentos guerrilheiros, tendo como mediadora a autora do texto Rachel Mourão.

Classificação Indicativa: a partir de 14 anos

 

Dia 24 de setembro, das 15h às 18h.

OFICINAS VERDADES E EXISTÊNCIAS. Filosofia

Neste próximo encontro (24/09), estaremos retomando o assunto do Abolicionismo Penal, porém nos aproximando do tema a partir da questão das drogas.

O convidado será Thiago Rodrigues, professor no Departamento de Ciência Política da UFF e pesquisador no Nu-Sol/PUC-SP. Doutor em Relações Internacionais pela PUC-SP com estágio doutoral no IHEAL/Sorbonne Nouvelle. Autor, entre outros, de Narcotráfico, uma guerra na guerra (Desatino, 2003) e Guerra e política nas relações internacionais (Educ, 2010).

MÓDULO IV: ABOLICIONISMO PENAL. DROGAS E ABOLIÇÃO DA PENA

Mais informações:

www.estudosdesoma.org – http://anarco-sabo.blogspot.com

Inscrições gratuitas através dos emails:

contato@estudosdesoma.org e margaridabomba@gmail.com

Classificação Indicativa: a partir de 14 anos

 Dia 24 de setembro, às 18h.

ENCONTROS COM ARTE/ Personalidades de Santa Teresa – Literatura

Finalmente, retorna ao CCMLSL, Encontros com Arte, que terá como tema a valorização do bairro, através da homenagem às suas personalidades: moradores que se destacaram no cenário artístico da cidade e do Brasil.  Neste mês teremos como convidado Amir Haddad, ilustre morador, ator, diretor e criador do Grupo Tá na Rua, que revelará para a escritora Cristina Pereira e a todos os presentes suas histórias, seus sucessos e sua relação com o bairro. Ao final da entrevista, o violonista Eduardo Camenietzki homenageará o convidado com uma audição.

Classificação Indicativa: livre

Dia 25 de setembro, das 14h às 18h. 

WORKSHOP DE DANÇA DO VENTRE / Lançamento do DVD. Dança

Lançamento do DVD da Professora e Arteterapeuta, Ly Lateef e Workshop sobre Dança do Ventre, fazendo a relação da dança e ampliação da percepção. A seguir, a arteterapeuta exibe o vídeo efaz palestra.

Classificação Indicativa: a partir de 14 anos

 

Dia 25 de setembro, das 19h às 21h.

JAM SESSION CONTATO IMPROVISAÇÃO – Dança

Agora, no CCMLSLS, oficina de dança sem movimentos marcantes, aproveitando para divulgar uma nova forma de fazer dança e experenciar o próprio corpo com Júlio Lage.

Contato Improvisação é uma forma de dança espontânea,física e sensitiva na qual dois parceiros (ou mais) brincam com o toque e o apoio, como base para um diálogo de movimento improvisado.

Busca-se um estado de consciência onde o movimento quase que acontece por si só, enquanto os praticantes (contatores) se divertem com o suingue da gravidade, seguem uns aos outros e às suas próprias danças simultaneamente.

Classificação Indicativa: a partir de 14 anos