//
você está lendo...

AMAST

A EPIDEMIA DE DENGUE ESTÁ BATENDO À NOSSA PORTA!

Desde junho de 2010 que a AMAST vem alertando sobre o risco de uma epidemia de dengue em Santa Teresa. Comparecemos a 10 reuniões, promovidas pelo posto de saúde com as lideranças comunitárias para tratar do problema. Ajudamos a organizar um seminário, com a presença de autoridades de diferentes setores da saúde pública, para discutir os planos de combate.
Divulgamos amplamente em nosso site, bondinho-eletrônico e grupo todas as informações e providências que deveriam ser tomadas. Pedimos a colaboração dos vizinhos para a indicação de possíveis focos. Até acompanhamos a equipe de controle do vetor, pela Rua André Cavalcanti abaixo, para garantir que síndicos de prédios e proprietários de velhos casarões c/terrenos baldios, permitissem a entrada dos agentes da vigilância sanitária…E como já era previsto, já temos muitos casos de dengue no bairro, alguns  graves, exigindo internação, chegando no nosso posto de saúde…Segundo a Dra. Márcia, a dengue é uma doença que está sofrendo mutações, o que agrava a possibilidade de letalidade e torna o atendimento do doente altamente estressante, porque num quadro evolutivo A,B,C,D, o paciente pode passar subitamente de um estado A para o D, podendo ficar lesionado, ou morrer. Por isso, o doente tem que ter acompanhamento clínico permanente! Não se pode pensar em dengue como no passado: Basta dormir e tomar Tylenol!
FIQUE ATENTO:
a) Enviem e-mails  informando possíveis focos de larvas, nas vizinhanças. Eles devem ser mandados cc para todos: Rio Contra a Dengue , Coordenadoria dos Agentes de Controle do Vetor e posto de Saúde. É importante porque agiliza a providência.
b) Qualquer doente, quer procure atendimento particular, quer o do posto de saúde, tem que realizar o isolamento viral (pela coleta de sangue, três dias seguidos, é que se pode identificar qual é o tipo de vírus que está circulando no bairro). Isso é importantíssimo para que se possa avançar na  prevenção e nos procedimentos de redução de  óbitos. Por ex: Todas as nossas crianças e adolescentes, nascidos depois de 1987 não possuem qualquer imunidade para o vírus tipo 1, por isso, elas constituem um grupo de risco, caso o vírus que está reaparecendo por aqui for esse… Se vc  está com dengue, insista em saber qual foi. Isso ajuda a vc, a sua família, aos seus vizinhos e aos profissionais e pesquisadores que a enfrentam.
c) Em caso de estar com dengue:
– BEBA MUITO LÍQUIDO para não desidratar
-TOME REMÉDIO SÓ COM RECEITA MÉDICA
-NÃO DEIXE DE  RETORNAR À PRÓXIMA CONSULTA (Subitamente vc pode piorar).
– FIQUE LIGADO QUANDO A FEBRE ACABAR: SE VC COMEÇAR A SENTIR qualquer dos sintomas abaixo:
Dor de barriga constante; vômitos seguidos; tonteira, desmaio, sonolência; agitação; confusão mental; queda brusca de temperatura CORRA PARA UM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA.
Reiteramos que temos nos empenhado na questão, adiando até compromissos de trabalho para participar de reuniões em tardes de segunda-feira, mas somos muito poucos e precisamos da ajuda e participação de todos.  Repassem as informações; denunciem focos, tentem  esclarecer a quem não leva a doença a sério que DENGUE PODE MATAR!
Estamos fazendo a nossa parte, mas às vezes parece que a AMAST é confundida com a prefeitura e vira “essa AMAST que não vê nada! Essa AMAST que não faz nada!”. Estamos fazendo sim e mais faremos se estivermos juntos.
Um grande abraço.
A Diretoria