//
você está lendo...

AMAST

Barulho dos aviões e uso indevido da Rota 2

Para quem não se lembra, a AMAST vem tratando desse problema desde a diretoria anterior, em parceria com as associações de Botafogo, Laranjeiras, Cosme Velho e Urca. Conseguimos o apoio do INEA após centenas de e-mails enviados àquele órgão. Foi uma verdadeira enxurrada de reclamações de moradores que enviaram diretamente sua insatisfação com a perturbação do sossego, o que levou o INEA a condicionar a renovação da licença ambiental do aeroporto Santos Dumont à restrição do números de pousos e decolagens e ao estabelecimento de limites de horário (das 6:00 às 22:30 com tolerância até as 23h).

Infelizmente, após obter o licenciamento ambiental, a INFRAERO agiu de má-fé e recorreu à Justiça para suspender as restrições com que havia concordado, e conseguiu uma liminar. O processo ainda está em julgamento e torcemos para que prevaleça o bom-senso.

A Rota 2 só deveria ser utilizada em situações excepcionais, a rigor, menos de 30% dos vôos diários teriam de passar sobre nossas cabeças. Há alternativas, mas para que sejam consideradas e outras opções sejam buscadas, nossa participação é fundamental. Vamos continuar reclamando periodicamente. Apenas 5 minutos do seu tempo fizeram e podem continuar fazendo a diferença!