//
você está lendo...

Clipping

Artistas abrem portas e braços para receber visitantes em Santa Teresa

Bairro bucólico do Rio de Janeiro sedia 21ª edição de Artes de Portas Abertas. Mostras em ateliês e centros culturais acontecem até domingo de 11h às 18h.

Alba Valéria Mendonça – Do G1 RJ

Público chega de bonde para prestigiar a 21ª edição do Arte Portas Abertas em Santa Teresa (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
Exposições de pintura, escultura, artesanato, bijuterias, colagens, roupas, acessórios e uma série de apresentações musicais e gastronomia fazem a alegria do público que visita neste sábado (9), a 21ª edição de um dos mais badalados eventos artísticos da cidade: o Arte de Portas Abertas, em Santa Teresa, no Centro do Rio.
Santa Teresa - Arte de Portas Abertas tem exposição em 38 ateliês e cinco centros culturais. (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)

O dia claro ajudou bastante quem resolveu subir as ladeiras do bairro, como a comerciária Laíse Mathias que, com o mapa na mão, fez questão de vistar todos os 38 ateliês e os cinco centro culturaisl, onde 80 artistas expõem seus trabalhos. Os mapas com indicações das exposições e dos restaurantes são distribuídos por voluntários pelas ruas de Santa Teresa.

“No ano passado, com chuva, não deu para visitar tudo. Mas este ano, estou animada. Acho importante que a gente tenha contato com a arte produzida na cidade. Por isso, faço questão de trazer meus filhos para valorizar os artistas do bairro”, disse Laíse.

Animada também estava a artista plástica Deborah Costa, que pelo terceiro ano consecutivo mostra seus trabalhos de “patch art” – uma colagem com tecido e pintura – no evento. Graças a uma admiradora que se apaixonou por seus quadros no ano passado, Deborah conseguiu ter três de suas telas usadas em cenários da novela “Insensato coração”, da TV Globo.

“Esse contato do público direto com o artista é muito bacana. Enquanto passeiam por Santa Teresa, as pessoas têm a oportunidade de ver a produção dos artistas do bairro. Aqui, a gente ganha visibilidade “, observou a artista, que este ano pretende vender os 40 trabalhos que estão em exposição.

Um dos pontos altos para os turistas do Arte de Portas Abertas é a escultura “A formiga carregando fusca”, de Mário Barata e que, segundo o autor, demonstra o encontro do artista (a formiga) com a arte que ele carrega em suas costas (o fusca).

Charme, graça, cultura e sabor
Além dos ateliês artísticos, o público também pode deliciar o paladar com comidinhas nas inúmeras barracas montadas pelo bairro, como nos tradicionais restaurantes Adega do Pimenta, Bar do Arnaudo ou Bar do Mineiro. Ou ainda aproveitar saborear os pães do Cafecito ou os doces portugueses da Alda Maria.

“Santa Teresa nos recebe muito bem. As únicas coisas que não dão para fazer aqui é sair de mãos e estômago vazios. Esse é um evento completo para o corpo e para a alma”, filosofou a professora Ana Maria Gomes, que há seis anos sai de Madureira, no subúrbio do Rio, para prestigiar o evento.

O Arte de Portas Abertas termina neste domingo (10). O público pode visitar os ateliês e centros culturais das 11h às 18h. Os coordenadores do evento aconselham que os visitantes aproveitem o charme do passeio de bonde para chegar a Santa Teresa, já que é difícil estacionar na região.