A Diretoria da AMAST esclarece que as opiniões e ações empreendidas por moradores, ainda que sejam associados ou membros da diretoria, não devem em hipótese alguma serem confundidas com a posição institucional da associação. A mensagem referida como “Grupo AMAST Yahoo” exibida em Carta Aberta da organização do Santa Música foi devidamente assinada por um morador que agiu em nome próprio, ou seja, a responsabilidade por seu conteúdo deve ser imputada apenas ao subscritor.
A AMAST informa que não se posicionou oficial e publicamente contra ou a favor do Festival Santa Música, pois isto depende de consulta aos seus associados, na forma prevista em seu estatuto. Contudo, a diretoria da associação, diante do elevado número de contatos recebidos solicitando ajuda para protestar e reclamar, jamais poderia se omitir quando a orientar os moradores no encaminhamento de suas manifestações contrárias ao evento aos órgãos e entidades competentes.
A AMAST repudia toda e qualquer acusação de capitanear campanhas, sejam elas contra ou a favor do evento em questão. Da mesma forma, rejeita a acusação de que esteja a patrocinar a distribuição de petições preenchidas para serem encaminhadas à justiça, muito embora defenda o direito sagrado e constitucionalmente assegurado de cada morador encaminhar sua insatisfação da forma como julgar adequada, seja em âmbito administrativo ou judicial (“direito de petição”).
Feitos tais esclarecimentos, a Diretoria da AMAST reitera que vem dedicando os maiores esforços no sentido de mediar os interesses conflitantes, buscando o diálogo contínuo com a organização do evento e cobrando esclarecimentos e providências do poder público destinadas a minimizar o impacto do Festival na rotina dos moradores de Santa Teresa.