Gostaria de manifestar meu total desacordo com a realização do evento Festival Santa Música, aprovado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e patrocinado pela Riotur, programado para o domingo, dia 19 de junho, em vários pontos do Bairro de Santa Teresa.
Esse evento vai criar uma série de transtornos para os moradores, considerando a quan…tidade de palcos idealizados, ocupando praticamente todo o bairro. Haverá ruas interditadas, moradores impossibilitados de entrar e sair livremente de casa, dadas as caractertísticas das ruas estreitas de Santa Teresa.
Os próprios organizadores estão nos advertindo de que, no domingo, entre 13 e 21 horas, o trânsito será impedido, sendo que os moradores, considerando o caos, a quantidade de visitantes e as barreiras do DETRAN, deverão circular, quando de carro, munidos de seus comprovantes de residência. Ora, ora… e os moradores que não possuem contas em seus nomes? Como farão? serão impedidos de voltar pra casa?
Eventos dessa natureza, principalmente dessa envergadura, deveriam ocorrer em parques, em áreas abertas como o Aterro do Flamengo e JAMAIS em bairros com ruas estreitas, sinuosas, com problemas já bastante conhecidos, como o transporte público deficitário, ruas de difícil acesso, falta de vagas de estacionamento. Esse tipo de ‘iniciativa cultural, brilhante’ que só incomoda e leva ao caos urbano. Este é desnecessário e deve apenas encher os bolsos dos organizadores já que, segundo eles próprios, os músicos participantes não serão remunerados. Ou seja, apenas alguns poucos se beneficiarão de todo o dinheiro dado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela Riotur
E.B. (Moradora)