//
você está lendo...

Bonde

Santa Teresa lota ALERJ na Audiência Pública da Comissão de Transportes

This is the default text

Santa Teresa Quer Justiça!

Com um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente com o nosso bondinhos, a Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa começou na manhã desta quinta-feira (15) a audiência pública para debater a situação dos bondes do bairro.

Os moradores compareceram em peso. Com faixas, cartazes, e vestindo a camiseta preta do bondinho chorando, lotaram o auditório, a ponto de os funcionários da ALERJ tentarem conter os que estavam do lado de fora do prédio e pretendiam participar, como noticiou o Jornal do Brasil.

A presidente da AMAST, Elzbieta Mitkiewicz, abriu as falas expondo o histórico de lutas da AMAST pela preservação e recuperação do sistema de bondes, e apresentou oficialmente um manifesto com reivindicações da associação, que são comuns aos usuários e aos trabalhadores dos bondes, subscrito por 24 organizações da sociedade civil e entidades de classe. Foi entregue também uma cópia do documento oficial apresentado ao interventor Rogério Onofre na última terça-feira.

O Presidente da Comissão, Deputado Marcelo Simão, fez questão de negar que a Comissão tenha sofrido pressão do Governo Sérgio Cabral para adiamento da audiência Pública, em resposta à denúncia divulgada pela AMAST, e aos inúmeros pedidos que chegaram aos membros da comissão rechaçando o adiamento, devido a um mutirão virtual promovido pela associação.

Moradores e parlamentares se manifestaram, bem como representantes dos funcionários e dos ferroviários. O Sec. Júlio Lopes, assim como o Interventor Rogério Onofre e o Presidente da CENTRAL Sebastião Rodrigues, não compareceram à audiência e foram duramente criticados por sua covardia e desrespeito à população e à própria ALERJ. O Deputado Marcelo Freixo destacou que “sabia que Julio Lopes não viria à audiência porque ele é um covarde. Haverá uma nova audiência pública, para a qual o Secretário Júlio Lopes deverá ser convocado, o que torna obrigatório seu comparecimento.

Integrou a mesa, como convidado, o Vereador Paulo Messina, responsável na Câmara pela elaboração do relatório que apontou os graves problemas no transporte de Santa Teresa. Dos que têm acompanhado e apoiado diretamente a nossa causa, estiveram presentes, além do Deputado Marcelo Freixo, o Deputado Chico Alencar, a Deputada Jandira Feghali, a Vereadora Sônia Rabelo e o Vereador Eliomar Coelho.

O Deputado Paulo Ramos fez um discurso firme defendendo a instauração da CPI, cujo requerimento subscreveu juntamente com o Deputado Gilberto Palmares, e cobrou maior participação popular e o direito de voz aos moradores nas comissões, diretamente e representados pela AMAST. O Deputado Chico Alencar, dentre outras considerações relevantes, frisou que  a hora exige união, independente de partidos, em referência à Deputada Clarissa Garotinho, que foi veementemente vaiada ao manifestar apoio à causa, comprometer-se a somar esforços com os demais parlamentares e pedir que não fosse julgada por atos de terceiros (em alusão a seus pais).

As principais questões debatidas e encaminhadas foram:

  • Realização de uma próxima audiência pública para a qual serão CONVOCADOS (terão obrigação de comparecer!): Júlio Lopes (Sec. de Estado de Transportes), Sebastião Rodrigues (Presidente da CENTRAL, Cia. que administra os bondes), Fábio Tepedino (Engenheiro da CENTRAL responsável pela aventura tecnológica de transformação dos bondes históricos e tombados em VLT) e Rogério Onofre (Pres. do DETRO e interventor do Sistema de Bondes de Santa Teresa);
  • Requerimento de instauração de uma CPI, por ser o fórum mais adequado para investigar os aspectos políticos da questão, tais como improbidade administrativa, sucateamento, descumprimento de ordens judiciais, demissões ilegais de funcionários, malversação de verbas públicas, entre outros;
  • Formação de uma comissão tri-partite, composta por parlamentares das três esferas, para acompanhar, propor soluções e discutir os problemas do Sistema de Bondes de Santa Teresa (SBST), incluindo os sérios problemas no tráfego de ônibus, outra tragédia anunciada;
  • Subscrição, pelos parlamentares, de um pedido de exoneração do Secretário de Transportes Júlio Lopes, e apuração de sua responsabilidade civil e criminal pelo ocorrido;

Leia a cobertura completa:

  • Jornal do Brasil: Comissão de Transportes vai obrigar secretário a comparecer à ALERJ
  • JB Online: Deputados pedem a abertura da CPI do Bonde de Santa Teresa
  • Portal G1: Secretário de Transportes não vai em audiência sobre bondes na ALERJ 
  • O Globo online: Deputados pedem CPI para apurar acidente com bonde em Santa Teresa
  • Portal SRZD
  • CBN 
  • R7