//
você está lendo...

Meio Ambiente

Carona Solidária no dia mundial sem carro

Dia 22 de Setembro é o Dia Mundial Sem Carro. Nesse dia, o Cidades em Transição de Santa Teresa, se mobiliza pela carona solidária e pela revitalização do bonde

 O Dia Mundial Sem Carro, é um movimento que se iniciou nos últimos anos do século 20 na Europa, ganhou adeptos no mundo todo. No Brasil, esse movimento chegou em 2001. O movimento visa chamar a atenção da sociedade para os problemas de congestionamentos nas grandes metrópoles, poluição sonora e de ar, acidentes, consumo de combustíveis não renováveis, sedentarismo, entre os muitos exemplos que o uso inadequado dos carros podem nos trazer.

 Santa Teresa por si só, é um convite para o caminhar a pé, embora alguns veículos não poluentes sejam inapropriados para as nossas ladeiras, por isso, o Cidades em Transição de Santa Teresa se mobilizam pela Carona Solidária e pela Revitalização do Bonde, nosso patrimônio histórico não poluente.

Haverá uma ação entre 08:00 hs e 10:00 hs, no Largo do Guimarães. (Clique aqui para acessar o evento no Facebook e confirmar presença).

Venha!

Traga seu Bonde,

sua bicicleta,

aproveite para caminhar a pé e apreciar a vista,

ofereça carona,

use o transporte público,

deixe seu carro descansar nesse dia.

CIDADES EM TRANSIÇÃO

 O movimento Cidades em Transição, ou Transition Towns, foi criado pelo inglês Rob Hopkins em 2006, com o objetivo de transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependentes de combustíveis fósseis, mais integradas à natureza e ao meio ambiente e mais resistentes a crises externas, tanto econômicas quanto ecológicas, através do fortalecimento da comunidade local e do redesenho dos espaços, ações e relações.

Diferente da abordagem fatalista, Cidades em Transição tem uma visão realista e positiva do futuro, acreditando na ação transformadora de indivíduos, comunidades e instituições na criação de novos modelos mais integrados e resilientes, com base local.

O movimento está presente em mais de 15 países. Já gerou mais de 8.000 iniciativas de transição e 300 cidades oficialmente reconhecidas ao redor do mundo.

Chegou ao Brasil em 2009 quando foram realizados Treinamentos para a Transição em São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Por questões de escala e da grande densidade demográfica das cidades brasileiras, o movimento aqui se organizou por bairros. Atualmente, existem 06 núcleos de transição no Rio. São eles: Santa Teresa, Cosme Velho/Laranjeiras, Botafogo/Humaitá, Grajaú, Gávea e Petrópolis.

Sites de Referência:
http://www.transitionnetwork.org/
http://www.transitionnetwork.org/
http://transitionbrasil.ning.com/
http://www.transitiontowns.org/
http://totnes.transitionnetwork.org/
http://www.transitiontogether.org.uk/