//
você está lendo...

Bonde

A MÁSCARA CAIU (DE VEZ!): CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA CENTRAL

Marcamos o fim da temporada de enganações com uma Carta Aberta ao Presidente da CENTRAL, Sr. Eduardo Macêdo, carta esta que será distribuída em massa aos representantes dos Legislativos, do Judiciário, do Ministério Público e às forças e entidades que nos apoiam.

Ficará a critério do Sr. Macêdo e de sua Diretora de Planejamento, Ana Carolina Vasconcelos, avaliar a conveniência e a oportunidade de voltar atrás em sua desastrosa opção pelo caminho da inverdade, da manipulação e da falta de transparência, ou de suportar as consequências políticas dessa escolha infeliz  pelo próximos meses (que pelo andar da carruagem, serão longos 18).

Embora a mentira, o embuste, o cinismo e a desfaçatez estivessem evidentes desde a primeira reunião com os “onofrinhos” (equipe de intervenção do DETRO), ninguém pode nos acusar de não ter tentado agir de maneira ponderada, em prol da construção de uma nova relação com a CENTRAL e seus “novos” representantes. Buscamos conter nossos estômagos que, nauseados, insistiam em anunciar o mau cheiro como prenúncio de uma realidade indigesta.

Tentamos, de maneira civilizada e democrática, estabelecer uma relação pautada pelo diálogo, pela confiança e pela postura democrática. Dedicamos nosso tempo, nossos esforços e nossa boa-fé, levantando subsídios, mobilizando especialistas e apoios políticos, diante da promessa de participação efetiva e transparência absoluta que foram repetidas nas reuniões com os “novos” representantes da CENTRAL. Em troca, recebemos mentiras, tentativa de manipulação, cinismo e deslealdade.

Os canastrões que protagonizaram o espetáculo de enganação bem que tentaram mascarar a realidade, mas são tão primários que em nenhum momento foram capazes de nos encantar com seu ilusionismo.

Ao deixarem cair a máscara, não nos mostraram nenhuma novidade; ao contrário, apenas confirmaram o que já era de nosso conhecimento: a intenção de continuar agindo de forma unilateral e antidemocrática, excluindo do processo de recuperação do Sistema de Bondes de Santa Teresa os moradores, usuários e suas entidades representativas legítimas.

Para nós, o espetáculo se encerrou com o verdadeiro acinte que foi a visita de representantes da Carris de Lisboa ao nosso bairro. Não pelo ato em si, mas pela cara de pau com que, dias antes, em reunião no CREA-RJ, a Diretora de Planejamento da CENTRAL negou  mais uma vez a existência de qualquer negociação em andamento com a Carris, e nos assegurou que seríamos informados previamente a respeito de decisões nesse sentido.

A máscara caiu. E, sem máscara, não há espetáculo.