//
você está lendo...

Bonde

Qual é o bonde que nós queremos?

This is the default text

Apresentação da ideia do Referendo sobre "O Bonde que nós queremos", no Parque das Ruínas

A Diretoria da AMAST aderiu à proposta de realização de um referendo sobre “O BONDE QUE NÓS QUEREMOS”, e está apoiando o grupo de moradores que teve a ideia de realizar essa importante experiência democrática em nosso bairro. É uma nova forma de ativismo comunitário que vem somar às inúmeras batalhas dos moradores de Santa Teresa em prol da preservação de seus valores históricos e culturais.

Após a realização de um encontro preliminar com lideranças que darão apoio à causa e se encarregarão de coletar assinaturas, o grupo de moradores que está à frente do projeto partiu para o próximo passo e convida todo o bairro para participar como voluntário, ativista, mobilizador da causa do bonde.

A seguir, reproduzimos o convite dirigido a todos vocês!

 

C@ros Amigos

Por meio desta mensagem, você está sendo convidado a tornar-se um ativista em defesa dos bondes de Santa Teresa.

Somos um grupo de moradores, com apoio de várias lideranças e entidades de Santa Teresa e da cidade do Rio de Janeiro, propondo um referendo sobre como queremos a reforma do sistema de bondes.

Trata-se de uma estratégia para coletar assinaturas de quem concorda com uma série de ideias expostas no manifesto em anexo “O  Bonde que Queremos para Santa Teresa”.

Queremos com esse instrumento mobilizar sociedade civil para termos um documento de pressão sobre o poder público.

Se você se dispõe a contribuir ativamente para esta mobilização em torno da proposta do referendo, pedimos que leia com atenção as orientações abaixo. Nossa ideia é que cada um@ faça o que estiver ao seu alcance e puder ser feito com facilidade.

ORIENTAÇÕES PARA OS ATIVISTAS DO REFERENDO

1.    Anexamos a esta mensagem um arquivo em PDF, com o formulário de coleta de assinaturas, para ser impresso em frente e verso. Ao assinar, portanto, a pessoa se declara favorável ao manifesto que está no verso da página em que assina. Cada ativista pode imprimir o número de formulários que lhe for necessário.

2.    Numa primeira fase, propomos como data limite para coleta das assinaturas o dia 1º de março, quando se esgota o prazo dado pelo juiz para a empresa CENTRAL apresentar os Termos de Referência, necessários à licitação dos projetos de recuperação do sistema de bondes. Desta forma, quando a CENTRAL apresentar sua proposta ao TJ, já teremos em mãos um bom volume de assinaturas apoiando um projeto nosso. Numa segunda fase, vamos continuar coletando assinaturas até 20 de abril.

3.    Cada ativista deve ter o cuidado de se identificar e preencher todos os campos do formulário que lhe dizem respeito (local, responsável e data da coleta), assim como acrescentar todas as informações que lhe parecerem importantes para qualificar o conjunto de assinaturas apresentado pelo formulário.

4.    É preciso atentar para a necessidade de inclusão do número de um documento do signatário. Pode ser RG, CPF ou número de passaporte. No caso do RG e passaporte, deve-se incluir a sigla do estado ou país em que o documento foi emitido.

5.    Cada ativista pode encaminhar o PDF com essas instruções, mobilizando outras pessoas que se disponham também a coletar assinaturas.

6.    Podem ser convidados a referendar o Manifesto tanto moradores de Santa Teresa quanto moradores de outros bairros, cidades, países. É importante, porém, que cada um assinale devidamente o campo do formulário referente a este quesito.

7.    Os formulários integral ou parcialmente preenchidos poderão ser entregues, nos seguintes locais:
•    CEAT – Rua Almirante Alexandrino, 4098 – portaria de 7h às 18h.
•    Tabuleiro Nêga Teresa – Rua Almirante Alexandrino, 1458 – de quinta a domingo, de 18h às 24h.
•    Ora pro Nobis – Rua Almirante Alexandrino, 1458 – de segunda a sábado, de 9h às 18h.
•    CineSanta – Largo dos Guimarães – de segunda a domingo de 14h às 22h.
•    Bar do Serginho – Rua Dias de Barros, 2 – de segunda a domingo – manhã ou noite.

8.    Se você vai aderir ativamente a esta iniciativa, pedimos a gentileza de responder para o emailobondequequeremos@gmail.com, comunicando este fato e, se possível, especificando em que áreas do bairro ou da cidade irá mobilizar adesões ao manifesto. Isso é muito importante para sabermos as áreas já cobertas e onde seria importante um esforço de mobilização diferenciado.

9.    Se você tiver alguma dúvida, não deixe de nos mandar um e-mail. Tentaremos responder o mais rapidamente possível.

10.    Em breve, colocaremos na web o Blog www.vamosfazerobondinhosorrir.blogspot.com, onde vamos informar o que está acontecendo e cada um poderá compartilhar sua impressão sobre o andamento do processo.

ESTAMOS CERTOS DE ESTAR NO CAMINHO CERTO!
VAMOS FAZER O BONDINHO SORRIR, DO JEITO QUE QUEREMOS!