A AMAST finalmente teve acesso aos documentos da licitação que será feita em meados de Março para a aquisição dos novos modelos de bonde apresentados pelo Governo do Estado, e à contratação da Carris de Lisboa, sem licitação, pelo valor de R$ 267.200,00 (apenas para prestar consultoria).
Para baixar os documentos, conhecer o teor e tirar suas próprias conclusões, CLIQUE AQUI. É importante lembrar que tivemos acesso a esses documentos através do diário oficial, pois desde o início o Governo do Estado e a CENTRAL têm se recusado a dialogar efetivamente com nossas entidades legítimas de representação e não aceita discutir a questão com os moradores de Santa Teresa e usuários do Sistema de Bondes.
No momento, estamos analisando detalhadamente a documentação, com apoio dos especialistas da Câmara Técnica do Fórum Permanente do Bondinho de Santa Teresa, para só depois emitir juízo de valor e tomar posicionamento. Leia os documentos, tire suas conclusões, opine, participe! A AMAST debaterá com especialistas do Fórum Permanente do Bondinho de Santa Teresa e com o Ministério Público os pontos intragáveis, os pontos polêmicos e os aspectos positivos. Sua contribuição pessoal ou virtual é bem-vinda!
De antemão, o que temos a afirmar a partir de uma análise preliminar é que a proposta já encaminhada para licitação, sem estudos transparentes e sem consulta e debate com a população, é incompatível com o Decreto de Tombamento do Sistema de Bondes de Santa Teresa e inviabiliza a utilização do bonde como meio de transporte do bairro. Diante da redução drástica da capacidade de passageiros e da extensão do sistema até o Silvestre, é inconcebível que sejam mantidos apenas 14 bondes,pois os estudos que fundamentaram o PET – Programa Estadual de Transportes indicaram essa quantidade como suficiente para atender apenas os ramais Paula Mattos e Dois Irmãos.