PREZADO SR. CARLOS OSÓRIO, SECRETÁRIO ESTADUAL DE TRANSPORTES
A chuva que caiu ontem à noite estava muito mais para uma garoa paulistana que para uma pancada de chuva de verão carioca. Mesmo assim, trechos das ruas em que foram colocados novos trilhos ficaram alagados. E o mais curioso é que água corria pelo meio da rua, que está em nível muito mais alto que as sarjetas (frequentemente simbólicas) e o meio fio (idem).
Já solicitamos inúmeras vezes sua atenção e a da CENTRAL para a questão da drenagem de água de chuva nas ruas onde foram e/ou ainda serão realizadas obras de troca de trilhos:
– Alertamos para a necessidade de um diagnóstico da Rio-Águas sobre o estado da histórica galeria de captação de água de chuva.
– Chamamos a atenção para a necessidade de se testar os bueiros que podem ter sido entupidos por cimento e concreto da obra e podem também ser bueiros “cegos”, que não conectam com a galeria principal de escoamento.
– Inúmeras vezes falamos sobre a necessidade de evitar o “afogamento” do meio fio, como que aconteceu na Rua Joaquim Murtinho.
– Sobretudo, insistimos na necessidade de se avaliar criteriosamente a possibilidade de substituir a tecnologia da laje, utilizada até o Guimarães e Praça Odilo, por uma tecnologia baseada na utilização de dormentes de concreto, de preferencia sem laje de sustentação. A impermeabilização das ruas de Santa Teresa pode trazer com sigo um risco muito grande para as muito instáveis encostas do bairro. Um laudo da Geo-Rio e/ou CREA se faz necessário.
Sabemos que o Ministério Público Federal solicitou à Secretaria um estudo interdisciplinar sobre estes assuntos.
Para dar consistência às nossas ponderações, encaminhamos algumas fotos do que aconteceu ontem na esquina da Almirante com a Cândido Mendes. Foram alguns pingos de nada e a rua ficou desse jeito.
Sua atenção e a do Senhor Roberto Maques, Diretor Presidente da Central, se fazem mais que necessárias.
Estaremos aguardando por um posicionamento da Secretaria sobre todos esses temas.
Agradecendo desde já, deixamos nossas melhores saudações.