Nossos patrícios podem não ter um Júlio Lopes “pra chamar de seu”, mas o desmantelamento de seus sistemas de transportes para favorecer a iniciativa privada, em detrimento da população é semelhante ao processo degradante que vivemos poraqui, denuncia o portal de informações Esquerda.net.
A Carris de Lisboa, aparentemente ungida pelo Governador Sérgio Cabral e por seu Secretário da Casa Civil, Régis Fichtner para fabricar bondes de R$ 5 milhões que supostamente resolverão todos os problemas do Sistema de Bondes de Santa Teresa, é tão bem vista em terras lusitanas quanto a nossa CENTRAL (empresa que ‘administra’ o SBST).
Desde que Cabral anunciou a “parceria” com Engenheiros Portugueses – os mesmos que vieram prestar consultoria e análise técnica em nossas ladeiras sem ao menos terem inscrição no CREA e visto de trabalho, cidadãos portugueses indignados têm nos procurado para denunciar a farsa da Carris enquanto empresa modelo.
Trabalhadores do sistema ferroviário de além-mar nos presenteiam diariamente com subsídios e informações, e nos alertam para o risco de estarmos comprando gato por lebre. Mostram que, ao invés de preservar, a Carris caminha para a destruição progressiva dos bondes, priorizando os ônibus. Como se pode atestar no site da empresa, as projeções de aumento da frota são consideráveis.
Por outro lado, a população de Lisboa está ameaçada pelo fim de linha do bonde elétrico nº18 e a redução de outros 13 ramais, denuncia o bloco político que luta pelos transportes públicos no cartaz que ilustra esta matéria.